[ad_1]
No que diz respeito a alimentação saudável, as frutas são automaticamente associadas a benefícios, principalmente por conta de fatores como vitaminas, antioxidantes e polifenóis. No entanto, um estudo publicado na revista JAMA Pediatrics levantou um alerta: o consumo de suco de fruta (100% natural) pode ter relação com o aumento de peso, seja em adultos ou crianças.
Ao todo, a metanálise foi baseada em 17 estudos que incluíram crianças com idade média de oito anos e seis estudos com adultos com idade média de 48 anos. Na prática, o consumo da bebida promoveu alterações no IMC (Índice de Massa Corporal, que leva em consideração peso e altura) tanto no público infantil quanto no adulto.
O resultado do estudo foi a mudança no índice de massa corporal (IMC) e no peso corporal para cada porção de 240 ml de suco de fruta 100% para crianças e adultos, respectivamente. De acordo com a pesquisa, cada porção adicional da bebida por dia estava associada a um IMC 0,03 maior.
Continua após a publicidade
No entanto, o fator da idade pareceu decisivo, com aumentos maiores no IMC para crianças mais novas, ou seja: com menos de 11 anos.
Suco de fruta é saudável?
A descoberta não quer dizer que o suco de fruta não seja saudável, uma vez que continua sendo uma importante fonte de vitaminas e ajuda a manter a ingestão recomendada de líquidos diariamente. A ideia dos autores é fazer com que as pessoas deem preferência ao consumo das frutas in natura. Vale lembrar que existem até mesmo frutas ricas em proteínas.
Continua após a publicidade
Essa diferença do consumo entre suco de frutas e as frutas in natura se deve ao que os autores descrevem como “calorias líquidas”. Na prática, o suco contém pouca ou nenhuma fibra em comparação com a fruta inteira. Então há uma baixa saciedade — a pessoa consome, mas não se sente satisfeita.
Anteriormente, o Canaltech elaborou uma lista de bebidas que mais hidratam, e por incrível que pareça, agua é apenas a décima colocada.
Fonte: JAMA Pediatrics
[ad_2]
Source link