[ad_1]
Vitória reduz maioria republicana na Casa e é termômetro para as eleições presidenciais de 5 de novembro
O democrata Tom Suozzi conquistou na 3ª feira (13.fev.2024) a vaga no Congresso de Nova York que pertencia ao ex-deputado republicano George Santos, que teve seu mandato cassado em dezembro de 2023. Com 97% dos votos apurados, Suozzi registrou 53,9% dos votos, contra 46,1% da republicana Mazi Pilip.
“O povo do Queens e de Long Island está farto de disputas políticas”, disse Suozzi em discurso de vitória a apoiadores. “Vencemos esta corrida. Nós, vocês, vencemos esta corrida porque abordamos questões relevantes e encontramos uma forma de unir as nossas divisões.”
A vitória reduz a pequena maioria republicana na Câmara. Agora, o partido tem 219 cadeiras, ante 213 dos democratas.
Em ano de eleição presidencial, o resultado é considerado um termômetro. Mostra que os democratas voltaram a ganhar espaço no 3º distrito do Estado de Nova York. O presidente Joe Biden venceu na região em 2020, mas seu partido não conseguiu eleger um representante nas eleições de meio de mandato, em 2022.
GEORGE SANTOS
Em 1º de dezembro de 2023, o Congresso norte-americano cassou o mandato do deputado George Santos. Ele foi acusado de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, roubo de fundos públicos e de fazer declarações falsas à Câmara dos Deputados. O republicano nega as acusações e enfrenta 23 processos judiciais nos EUA.
Filho de imigrantes brasileiros, Santos é alinhado à ala mais conservadora do Partido Republicano. Foi eleito para representar o 3º distrito do Estado de Nova York nas eleições de meio de mandato, realizadas em novembro de 2022. Recebeu 54,1% dos votos.
[ad_2]
Source link