[ad_1]
Com o fim do suporte do Windows 10 em 2025, o Google listou 11 vantagens do ChromeOS Flex para sugerir o sistema operacional como alternativa para PCs antigos.
O ChromeOS Flex é uma versão aberta do ChromeOS, sistema operacional dos Chromebooks, que pode ser usada em quase qualquer PC. Por se resumir ao navegador Chrome, inclusive para a instalação de apps, o software se destaca por ser leve e funciona até mesmo em computadores com especificações mais contidas.
“Win in 11 different ways”
Continua após a publicidade
A lista de vantagens foi publicada no blog da companhia com um título meio provocador para a Microsoft, que vai impedir o uso do Windows 11 24H2 em computadores muito antigos: “11 Ways You Win with ChromeOS Flex” (11 maneiras para vencer com o ChromeOS Flex, em tradução livre).
Logo de cara, o Google sustenta o problema global de cibersegurança, que pode acarretar um custo anual de US$ 10,5 trilhões até 2025 para as empresas. Mas também cutuca a Microsoft devido às exigências do Windows 11, como o módulo de segurança TPM 2.0, que impediram o upgrade de vários PCs.
“Tradicionalmente, atualizar para a última versão do sistema operacional disponível é um caminho viável para reduzir a chance de sofrer um ataque”, disse a empresa. “Mas com centenas de milhões de dispositivos com Windows 10 perdendo suporte em breve porque não estão elegíveis para a nova versão do Windows, encontrar um caminho para manter esses PCs seguros e sustentáveis deve ser prioridade.”
E você pensa que acabou? Não mesmo: o Google ainda apontou como a sua empresa pode “win in 11 different ways with ChromeOS Flex” — ou seja, “vencer em 11 maneiras diferentes com o ChromeOS Flex” — e publicou um GIF com o temido erro BSOD (tela azul da morte).
Continua após a publicidade
ChromeOS Flex é seguro e flexível, diz Google
Depois de todas as agulhadas e pontadas, o Google listou as vantagens do ChromeOS Flex, que é gratuito. Além da segurança, pois é criptografado por natureza e oferece atualizações automáticas, o sistema promete ser rápido, eficiente e é altamente familiar para qualquer pessoa que já usou o Google Chrome.
A Gigante das Buscas ainda destaca que o sistema auxilia equipes de TI, pois é controlável pelo Google Admin do Workspace e não requer muitas manutenções. Outra vantagem é a redução dos custos de hardware e do lixo eletrônico, pois o software funciona em dispositivos antigos e prolonga o tempo de vida útil do PC.
Continua após a publicidade
A flexibilidade é outro fator elencado, já que o sistema está certificado para funcionar em mais de 600 dispositivos diferentes, incluindo computadores da Apple. Você pode conferir a lista de PCs compatíveis e as falhas esperadas em alguns deles na página de suporte do ChromeOS Flex (support.google.com).
Para aplicações, o sistema está pronto para rodar as soluções do Google Workspace e ainda é capaz de instalar outros aplicativos através de webapps. Não à toa a gigante das buscas destaca que o software pode ser usado por empresas de qualquer tamanho, desde pequenos negócios até grandes corporações.
O ChromeOS Flex é o único caminho?
Continua após a publicidade
O ChromeOS Flex, sem dúvidas, atende uma grande parcela de usuários, inclusive o público corporativo. Todavia, por centralizar o Chrome, o sistema é altamente dependente de conexão com internet para realizar algumas operações — por exemplo, um webapp que ainda não funciona off-line como o Gmail e Google Drive.
Esse fator também impede a instalação de alguns aplicativos que não possuem webapps e estão disponíveis apenas para Windows, Mac e Linux. Por isso, antes de recorrer ao ChromeOS Flex, é importante fazer uma lista dos apps mais utilizados por você ou na sua empresa para saber se vai funcionar no sistema operacional.
Outro caminho, caso seu computador não tenha suporte ao Windows 11 e você não pretenda pagar pelo suporte do estendido do Windows 10, é recorrer ao Linux: conheça 5 distribuições focadas em PCs antigos.
[ad_2]
Source link