[ad_1]
Segundo o Exército israelense, imagens mostram Yahya Sinwar em território palestino 3 dias após os atentados de 7 de outubro
O Exército de Israel divulgou um vídeo que supostamente mostra o líder do Hamas, Yahya Sinwar, em um túnel sob a cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, com sua esposa, filhos e o irmão, Ibrahim Sinwar.
Segundo o porta-voz das FDI (Forças de Defesa de Israel), Daniel Hagari, as imagens foram capturadas por uma câmera do próprio Hamas em 10 de outubro de 2023, 3 dias depois dos ataques que deram início à guerra, em 7 de outubro. Para Tel Aviv, Sinwar é o “cérebro” por trás do atentado.
“Foi assim que ele escapou com sua família para o subsolo em um túnel para um dos complexos de acomodação seguros que ele havia construído antecipadamente”, disse Hagari em comunicado nesta 3ª feira (13.fev.2024).
Assista (1min6s):
Segundo Hagari, o vídeo foi resultado da “caça” de Israel, e que ela “não vai parar até que ele [Sinwar] seja capturado, vivo ou morto”.
Túnel sob agência da ONU
No sábado (10.fev), o exército israelense afirmou ter encontrado túneis debaixo da sede da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo, na sigla em inglês) na cidade de Gaza.
Segundo a FDI (Forças de Defesa de Israel), militantes do Hamas usavam o espaço como sala de abastecimento elétrico e centro de dados para inteligência e comunicação.
O Exército israelense convidou jornalistas a visitarem o túnel. Segundo a Associated Press, não ficou provado que ele era operado pelo Hamas, mas uma parte de fato passa debaixo do pátio da UNRWA.
Assista (5min22s):
[ad_2]
Source link