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Obra dirigida por Christopher Nolan venceu em 7 categorias, incluindo melhor filme e melhor direção; leia a lista com todos os vencedores
O filme “Oppenheimer” foi o grande vencedor do Oscar 2024, realizado neste domingo (10.mar.2024), em Los Angeles, nos Estados Unidos. A obra dirigida por Christopher Nolan venceu em 7 categorias, incluindo melhor filme, melhor direção, melhor ator e melhor ator coadjuvante.
“Oppenheimer” é baseado no livro “Oppenheimer: o triunfo e a tragédia do Prometeu americano” e conta a história do físico J. Robert Oppenheimer (1904-1967), interpretado nos cinemas por Cillian Murphy, e o desenvolvimento da bomba atômica.
O filme havia sido indicado em 13 categorias. Venceu em 7:
- melhor filme;
- melhor direção;
- melhor ator;
- melhor ator coadjuvante;
- melhor trilha sonora;
- melhor fotografia;
- melhor edição.
Leia mais sobre o Oscar 2024:
Leia abaixo a lista de indicados e os vencedores (grifados em amarelo):
Melhor Filme
- “American Fiction”;
- “Anatomia de Uma Queda”;
- “Barbie”;
- “Os Rejeitados”;
- “Assassinos da Lua das Flores”;
- “Maestro”;
- “Oppenheimer”;
- “Past Lives”;
- “Pobres Criaturas”;
- “Zona de Interesse”.
Melhor Direção
- Justine Triet (“Anatomia de Uma Queda”);
- Martin Scorsese (“Assassinos da Lua das Flores”);
- Christopher Nolan (“Oppenheimer”);
- Yorgos Lanthimos (“Pobres Criaturas”).
- Jonathan Glazer (“Zona de Interesse”).
Melhor Atriz
- Annette Bening (“Nyad”);
- Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”);
- Sandra Hüller (“Anatomia de Uma Queda“);
- Carey Mulligan (“Maestro”);
- Emma Stone (“Pobres Criaturas”).
Melhor Ator
- Bradley Cooper (“Maestro”);
- Colman Domingo (“Rustin”);
- Paul Giamatti (“Os Rejeitados”);
- Cillian Murphy (“Oppenheimer”);
- Jeffrey Wright (“American Fiction”).
Melhor Atriz Coadjuvante
- Emily Blunt (“Oppenheimer”);
- Danielle Brooks (“A Cor Púrpura”);
- America Ferrera (“Barbie”);
- Jodie Foster (“Nyad”);
- Da’Vine Joy Randolph (“Os Rejeitados”).
Melhor Ator Coadjuvante
- Sterling K. Brown (“American Fiction”);
- Robert de Niro (“Assassinos da Lua das Flores”);
- Robert Downey Jr. (“Oppenheimer”);
- Ryan Gosling (“Barbie”);
- Mark Ruffalo (“Pobres Criaturas”).
Melhor Roteiro Adaptado
- “American Fiction” (Cord Jefferson);
- “Barbie” (Greta Gerwig e Noah Baumbach);
- “Oppenheimer” (Christopher Nolan);
- “Pobres Criaturas” (Tony McNamara);
- “Zona de Interesse” (Jonathan Glazer).
Melhor Roteiro Original
- “Anatomia de Uma Queda” (Justine Triet e Arthur Harari);
- “Os Rejeitados” (David Hemingson);
- “Maestro” (Bradley Cooper e Josh Singer);
- “May December” (Samy Burch e Alex Mechanik);
- “Past Lives” (Celine Song).
Melhor Cinematografia
- “El Conde” (Edward Lachman);
- “Assassinos da Lua das Flores” (Rodrigo Prieto);
- “Maestro” (Matthew Libatique);
- “Oppenheimer” (Hoyte Van Hoytema);
- “Pobres Criaturas” (Robbie Ryan).
Melhor Figurino
- “Barbie” (Jacqueline Durran);
- “Assassinos da Lua das Flores” (Jacqueline West);
- “Napoleão” (Janty Yates e Dabe Crossman);
- “Oppenheimer” (Ellen Mirojnick);
- “Pobres Criaturas” (Holly Waddington).
Melhor Edição
- “Anatomia de Uma Queda” (Laurent Sénéchal);
- “Os Rejeitados” (Kevin Tent);
- “Assassinos da Lua das Flores” (Thelma Schoonmaker);
- “Oppenheimer” (Jennifer Lame);
- “Pobres Criaturas” (Yorgos Mavropsaridis).
Melhor Cabelo e Maquiagem
- “Golda” (Karen Hartley Thomas, Suzi Battersby e Ashra Kelly-Blue);
- “Maestro” (Kazu Hiro, Kay Georgiou e Lori McCoy-Bell);
- “Oppenheimer” (Luisa Abel);
- “Pobres Criaturas” (Nadia Stacey, Mark Coulier e Josh Weston);
- “A Sociedade da Neve” (Ana López-Puigcerver, David Martí e Montse Ribé).
Melhor Design de Produção
- “Barbie”;
- “Assassinos da Lua das Flores”;
- “Napoleão”;
- “Oppenheimer”;
- “Pobres Criaturas”.
Melhor Som
- “Resistência”;
- “Maestro”;
- “Missão Impossível: Acerto De Contas Parte 1”;
- “Oppenheimer”;
- “Zona de Interesse”.
Melhor Trilha Sonora
- “American Fiction” (Laura Karpman);
- “Indiana Jones e o Chamado do Destino” (John Williams);
- “Assassinos da Lua das Flores” (Robbie Robertson);
- “Oppenheimer” (Ludwig Göransson);
- “Pobres Criaturas” (Jerskin Fendrix).
Melhor Música Original
- The Fire Inside (“Flamin’ Hot”);
- I’m Just Ken (“Barbie”);
- It Never Went Away (“American Symphony”);
- Wahzhazhe (“Assassinos da Lua das Flores”);
- What Was I Made For? (“Barbie”).
Melhor Efeito Visual
- “Resistência”;
- “Godzilla Minus One”;
- “Guardiões da Galáxia Vol. 3”;
- “Missão Impossível: Acerto De Contas Parte 1”;
- “Napoleão”.
Melhor Animação
- “The Boy and The Heron”;
- “Elementos”;
- “Nimona”;
- “Meu Amigo Robô”;
- “Homem Aranha: Através do Aranhaverso”.
Melhor Curta-Metragem de Animação
- “Letter do a Pig”;
- “Ninety-Five Senses”;
- “Our Uniform”;
- “Pachyderme”;
- “War is Over! Inspired by the Music of John & Yoko”.
Melhor Documentário
- “Bobi Wine: The People’s President”;
- “The Eternal Memory”;
- “Four Daughters”;
- “To Kill a Tiger”;
- “20 Days in Mariupol”.
Melhor Filme Internacional
- “Io Capitano” (Itália);
- “Perfect Days” (Japão);
- “A Sociedade da Neve” (Espanha);
- “The Teacher’s Lounge” (Alemanha);
- “Zona de Interesse” (Reino Unido).
Melhor Curta-Metragem
- “The After”;
- “Invincible”;
- “Knight of Fortune”;
- “Red, White and Blue”;
- “The wonderful Story of Henry Sugar”.
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