[ad_1]
A Secretaria de Saúde (SES-DF) inicia na próxima terça-feira (19), a partir das 8h, a vacinação contra a gripe no Distrito Federal. Serão mais de cem locais de atendimento. A lista completa, com endereços e horários, além de informações adicionais, estará disponível no site da pasta em breve. A orientação é levar documento de identidade e a caderneta de vacinação.
A Rede de Frio Central da SES-DF recebeu 100,5 mil doses do lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde (MS). A campanha nacional será iniciada no dia 25. “Começaremos a vacinação com antecedência e com a confiança de que teremos uma forte adesão do público. O Brasil tem o melhor programa de imunização do mundo e essa tem sido a nossa maior proteção contra doenças imunopreveníveis”, reforça a secretária de saúde, Lucilene Florêncio. A capital federal é um dos 26 estados da federação que compõem o Programa Nacional de Imunizações (PNI), uma referência global de imunização.
Grupos prioritários
Seguindo as orientações do MS, a campanha de vacinação será focada em grupos prioritários: idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições específicas de saúde. Quem estiver no grupo de pessoas com as doenças previstas, deve comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica.
Também serão atendidos categorias profissionais específicas, como professores, profissionais de saúde, das forças de segurança e salvamento, militares das três Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário e funcionários do sistema prisional. Nesses casos, é importante comprovar a ocupação profissional com crachá ou contracheque, dentre outros documentos que possam identificar o trabalhador.
“Esses públicos são mais suscetíveis a apresentarem quadros graves da gripe ou estão mais expostos à doença. Por isso, é importante haver uma ampla adesão. São mais de 1,1 milhão de pessoas compondo os grupos prioritários”, afirma a gestora de Saúde. “Temos um forte esforço logístico para disponibilizar a vacina em um grande número de Unidades Básicas de Saúde [UBSs], além de ações aos fins de semana, em escolas, feiras, supermercados, dentre outros locais”, complementa.
Mesmo quem já recebeu imunizantes contra a gripe em períodos anteriores deve se vacinar.
[ad_2]
Source link