10 carros mais icônicos da Toyota


Fundada em agosto de 1937 no Japão, a Toyota é uma das maiores fabricantes de carros do mundo e já colocou no mercado uma enorme variedade de veículos, desde os mais básicos, como o Etios, até os cobiçados esportivos, como o Supra.

Reconhecidos mundialmente por sua confiabilidade e pela durabilidade, muitos carros produzidos pela Toyota são dignos do adjetivo “icônico”. Como não é possível listar todos eles, o Canaltech recorreu a alguns critérios para elaborar uma verdadeira seleção.

Reunimos nesta lista os 10 carros mais icônicos da Toyota, seja pela importância histórica, inovação ou relevância global.

Continua após a publicidade

10. Toyota Corolla

Nada melhor do que abrir a relação de 10 carros mais icônicos da Toyota com o modelo que é, até hoje, um dos mais vendidos do mundo: o Corolla.

O sedan foi apresentado ao mundo pela primeira vez em 1966 e, desde então, se tornou um sucesso imediato de emplacamentos, com mais de 50 milhões de unidades vendidas em quase seis décadas de mercado.

Continua após a publicidade

No Brasil, apesar dos novos modelos de sedans que vêm sendo lançados, inclusive elétricos, o Toyota Corolla continua soberano no segmento dos médios, sem dar chances a rivais como Honda Civic e Nissan Sentra.

9. Toyota Camry

Apesar de não ter os mesmos números do Corolla, Camry também é um sedan que merece estar na lista de 10 carros mais icônicos da Toyota. Um dos motivos é que, assim como o Corolla, ele também segue “vivo” no portfólio da marca, apesar da idade — a primeira geração foi lançada em 1980.

Continua após a publicidade

O Toyota Camry é reconhecido por todo o luxo e sofisticação que entrega aos proprietários. Não à toa, é considerado um dos melhores do segmento de sedans executivos, tanto dentro quanto fora do Brasil.

8. Toyota Bandeirante

Não dá para falar sobre os carros mais icônicos da Toyota e deixar de fora o Bandeirante. Para quem não sabe, o modelo nasceu no Brasil, em janeiro de 1958, sob o nome Land Cruiser FJ-251 (Série J5).

Continua após a publicidade

Vale pontuar, antes de tudo, que o Bandeirante nada tem a ver com o Toyota Land Cruiser, que nasceu em 1951 e segue até hoje como integrante do portfólio da montadora japonesa em alguns mercados.

O Toyota Bandeirante teve sua linha encerrada em novembro de 2001, mas o modelo carrega até hoje o posto de carro que mais tempo ficou em produção no Brasil, totalizando 103.750 unidades fabricadas.

7. Toyota Land Cruiser

Continua após a publicidade

O Toyota Land Cruiser nasceu como uma espécie de jipão, mas evoluiu até se transformar em um luxuoso SUV. A principal característica de mais um dos carros icônicos da marca sempre foi a versatilidade, pois o Land Cruiser se dava bem tanto em terrenos off-road quanto no asfalto.

Segundo a mídia especializada, ele foi um dos modelos responsáveis por criar a reputação de confiabilidade da marca, pois “não decepciona ao te levar para o trabalho ou para as aventuras de fim de semana”.

6. Toyota Hilux

Continua após a publicidade

A Hilux não tem como ficar de fora da lista de 10 carros mais icônicos da Toyota. Afinal, a caminhonete média mais vendida do Brasil é um sucesso desde que foi lançada no Japão, em março de 1968.

Desde então, em suas mais diversas gerações, a picape que desembarcou no Brasil apenas em 1992 vem acumulando feitos impressionantes, e desbravando caminhos que as principais rivais, até o momento, não conseguem trilhar com o mesmo êxito.

5. Toyota Celica GT-Four

Continua após a publicidade

Vamos abrir o top 5 da lista dos 10 mais icônicos da Toyota com o Celica GT-Four. O modelo esportivo que fez sucesso nas pistas de rally ficou em linha de produção entre os anos de 1986 e 1999, e colecionou fãs durante pouco mais de uma década de vida.

Exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Tóquio em 1985, ainda sob forma de um protótipo conversível, o Toyota Celica GT-Four entrou em produção no ano seguinte, mas sem a variante “descapotável”.

Segundo os engenheiros da Toyota, o modelo faz parte de carros icônicos da marca, pois alia a capacidade de um carro de tração integral (AWD) com a potência e o desempenho de uma motorização turbo. Características dignas de uma lenda das pistas e das ruas.

Continua após a publicidade

4. Toyota 2000GT

Apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio de 1965, e produzido entre 1967 e 1970, o Toyota 2000GT merece um lugar na lista de 10 carros mais icônicos da marca japonesa por vários motivos, mas um deles é especial: ele foi um dos muitos carrões utilizados pelo famoso espião britânico James Bond na imortal franquia 007.

O Toyota 2000GT fez parte do filme Com 007 Só Se Vive Duas Vezes, em 1967, e ficou marcado na história como o primeiro superesportivo produzido pela fabricante asiática. Dotado de um motor de 6 cilindros em linha e 150 cv de potência, o coupé teve 351 unidades produzidas, a última vendida em leilão, em 2013, por mais de US$ 1 milhão.

Continua após a publicidade

3. Toyota GT 86

O Toyota GT 86, também conhecido como Toyota 86 ou Hachi-Roku, é o que podemos chamar de um carro esportivo “puro”, pois reúne em suas configurações tudo o que o piloto mais deseja: centro de gravidade baixo, tração traseira, distribuição de peso ideal (53/47) e, claro, muita potência.

O GT 86 foi construído em parceria com a Subaru, que também o vende em seu portfólio, mas com o nome de BRZ. Vendido como Scion FR-S em mercados como Estados Unidos e Canadá, o coupé de motor 2.0 de 200 cv ficou famoso por dar aos pilotos a sensação “waku-doki” que, em japonês, significa “coração acelerado e muita adrenalina”.

Continua após a publicidade

2. Toyota Supra

Fabricado a partir de 1978, o Toyota Supra, ou Celica Supra, é um carro ao estilo GT (Grand Tourer), que teve quatro gerações produzidas até 2002 e, após um longo hiato, voltou ao mercado em 2019, com um modelo desenvolvido em conjunto com o BMW Z4.

O Supra é considerado uma espécie de “herdeiro espiritual” do Toyota 2000GT, pois também ostenta um motor de 6 cilindros em linha e tem no desempenho seu ponto forte. Não à toa, carrega consigo o status de “lenda das pistas”.

1. Toyota Prius

O carro escolhido para fechar a lista com os 10 mais icônicos da Toyota é o Prius. O motivo principal é o pioneirismo, já que o modelo é o carro híbrido de produção em massa mais vendido de todos os tempos.

Lançado primeiramente em 1997, o carro se tornou um ícone do segmento verde, com direito a uma certificação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) em 2010. O órgão elegeu o modelo “o carro mais limpo à venda nos Estados Unidos”.

O visual “polêmico” que o acompanhou por algumas gerações recebeu atenção especial da Toyota em sua 5ª geração. O modelo chegou ao mercado em março de 2023 “mais potente, mais eficiente e mais bonito”.

E aí: o que acharam da lista com os 10 carros mais icônicos da Toyota? Faltou algum modelo? Comente conosco em nossas redes sociais.



Source link

Leave a Comment