7 dicas para tirar fotos melhores com seu celular Samsung


Fotografia é luz, e para conseguir os melhores cliques, você precisa saber usá-la a seu favor. Além disso, conhecer os recursos disponíveis no equipamento que tem em mãos também é fundamental. O Canaltech lista a seguir sete dicas para tirar as melhores fotos com seu celular Samsung.

1. Não perca o foco

As câmeras principais de celulares da Samsung geralmente têm foco automático. Mas isso não impede que você ajude o aparelho a encontrar o ponto certo onde está o objeto da imagem. Para isso, basta tocar na tela e esperar que o aparelho faça o ajuste necessário.

Continua após a publicidade

É bom ter em mente que existe uma distância focal para cada lente. Se você ficar muito perto ou estiver longe demais, não conseguirá focar mesmo tocando na tela. No primeiro caso, seria necessário usar uma câmera macro, enquanto no segundo, o jeito é utilizar uma com zoom óptico — o digital não vai resolver a questão.

Se aproximar ou se afastar um pouco mais do objeto da imagem também é uma boa solução para cada caso. Lembrando que, quanto mais perto você estiver, mais desfocado ficará o restante do cenário — um efeito natural, que o modo retrato imita. E quanto mais distante, mais focado ficará todo o resto.

2. Lentes limpas são essenciais

Continua após a publicidade

Se você acha que suas fotos estão estranhas, com um “borrado” nas partes mais claras, pode ser a hora de limpar as lentes. Na verdade, o melhor seria sempre limpar as câmeras levemente antes de tirar uma foto. Afinal, só de guardar o celular no bolso as lentes podem sujar ligeiramente.

E qualquer sujeira pode afetar bastante o resultado das fotos. Lembre-se que fotografia é o registro da luz, que é traduzido por sensores e software até que se torne uma imagem compreensível por nosso cérebro. Qualquer sujeira altera o caminho da luz para o sensor, o que prejudica o resultado final.

Mas cuidado com a limpeza: o ideal é utilizar um pano macio, sem esfregar muito forte. Nada de produtos, no máximo você pode umedecer levemente o pano, e depois secar com um pedaço sem água. O vidro das lentes costuma ser bem resistente a riscos, mas é melhor não arriscar muito.

Continua após a publicidade

A câmera frontal é a que mais precisa de limpeza constante. Afinal, a gente tem o hábito de colocar o celular no ouvido para chamadas ou para escutar áudios do WhatsApp, e isso suja a área da lente.

3. Use os recursos disponíveis

O app de câmera da Samsung oferece uma porção de recursos que ajudam na hora de tirar a melhor foto. E isso vai desde o enquadramento, com as linhas de grade e sugestões de disparo, até a otimização de cena.

Continua após a publicidade

Para o enquadramento, as linhas de grade são essenciais. Já a sugestão de disparo é uma ajuda, mas nem sempre acerta em cheio. O enquadramento da foto é fundamental para você conseguir passar a mensagem desejada.

Já a otimização de cena é uma funcionalidade que não está disponível em todos os modelos. Em resumo, ela serve para ajustar iluminação e cores de acordo com o cenário. É um algoritmo que ajuda o smartphone a detectar se é necessário ajustar iluminação para o modo escuro e se a foto é uma paisagem para ter cores mais vibrantes, por exemplo.

4. Aprenda a editar e evite filtros

Você não precisa de filtros prontos de outros apps ou da própria câmera do seu Galaxy. Tirar a foto e fazer ajustes de contraste, saturação e tudo o mais por conta própria é muito melhor.

Continua após a publicidade

O app Galeria dos smartphones da Samsung possui uma ferramenta de edição bastante completa. Ou seja, não precisa nem baixar um aplicativo extra na Play Store. Na maioria dos modelos mais novos, as ferramentas vão de edições mais comuns a apps do tipo até apagador de objetos. E ainda tem uma ferramenta de ajuste automático.

5. Evite o flash

Uma foto boa com flash é só para fotógrafos profissionais, que usam outras fontes de luz junto com a explosão de iluminação. Para tirar as melhores fotos, o jeito é saber usar o que há de luz disponível no ambiente, ou ativar o modo noturno para reduzir ruído e aumentar a claridade, sem deixar a imagem tremida.

Continua após a publicidade

É verdade que existem momentos específicos em que o flash pode salvar, mas são apenas raras exceções. No geral, ele só serve para realçar partes do seu rosto o que você não quer, além do perigo de deixar seu olho vermelho. E como é uma fonte única e muito forte de luz, ele causa sombras que podem deixar a foto estranha.

Se não tiver como tirar a foto sem o flash, tudo bem. Mas em locais com alguma iluminação, o ideal é usar toda a luz disponível para conseguir o melhor clique que você puder.

6. Use a luz a seu favor

Continua após a publicidade

Alguns celulares mais avançados conseguem fazer fotos razoáveis mesmo totalmente contra a luz. Mas, como eu já falei antes, fotografia é registro da luz, então não dá para brigar com isso.

Se você quer tirar a foto de uma pessoa ou objeto pouco iluminado, enquanto no fundo tem uma janela ou o Sol, não vai funcionar. Fotos contra a luz precisam de muito treino e conhecimento para dar certo, então fique no básico e use a luz a seu favor.

7. Explore a câmera e brinque com as opções

Um bom fotógrafo conhece bem o material que tem em mãos e consegue extrair o máximo de qualquer câmera. Ao mesmo tempo, um fotógrafo ruim pode ter o melhor equipamento do mundo em mãos e nunca tirar uma foto realmente digna de nota.

Continua após a publicidade

Ou seja, não adianta ter o melhor equipamento e achar que vai arrasar nas redes sociais. É preciso ter um olhar fotográfico, e para isso, é preciso treino. Brinque com as opções, conheça bem o que o seu celular oferece.

Dá para começar com a exposição das fotos. Ao tocar na tela, você não apenas indica o ponto focal, como também pode aumentar ou diminuir a exposição manualmente. Não existe muito certo e errado em fotografia, então não se preocupe em estourar ou deixar áreas escuras demais. O importante é passar a mensagem desejada.



Source link

Leave a Comment