Android 15 deve ser capaz de rastrear celulares desligados


O Android 15 pode contar com uma novidade salvadora para perdas e furtos do celular: a opção para localizar o aparelho mesmo enquanto estiver desligado. A novidade poderia fazer parte da expansão da rede Encontre Meu Dispositivo, anunciada pelo Google ano passado, mas que ainda não saiu do papel devido a algumas pendências com a Apple.

De acordo com o site Android Police, a próxima geração do sistema operacional contaria com um recurso chamado “Powered Off Finding” (“Procura enquanto desligado”, em tradução livre) para manter os sinais de Bluetooth ativos nos novos aparelhos da linha Pixel, mas poderia expandir o serviço para outros modelos de celulares.

Primeiro, é necessário entender como funciona a versão expandida da Rede Encontre Meu Dispositivo: essa rede interliga vários aparelhos Bluetooth (não apenas celulares) que enviam sinais uns aos outros. Dessa forma, um celular perdido ainda pode enviar um sinal Bluetooth para outro, que envia para mais um, e toda essa sucessão permite que o usuário localize a posição exata do dispositivo mesmo sem conexão com a internet.

Continua após a publicidade

Porém, o aparelho precisa estar ligado para enviar os sinais, e é justamente esse problema que o Google poderia resolver no novo Android. O Encontre Meu Dispositivo é uma ferramenta muito útil, mas criminosos podem desligar o aparelho para evitar o rastreio em caso de furto ou roubo, o que dificulta a localização. 

De acordo com a matéria original, o sistema manteria o componente que envia os sinais ativo, mesmo quando desligado. Ainda não é possível descobrir se isso também poderia ser feito com o celular sem bateria.

Nada confirmado até o momento

Continua após a publicidade

O rumor é animador, mas é necessário manter os pés no chão por enquanto: a novidade foi encontrada nos códigos de versões Beta do Android e ainda pode estar em desenvolvimento pelo Google — que ainda não confirma nada sobre o assunto. Além disso, o recurso poderia exigir alguns requisitos de hardware que não necessariamente estariam em modelos mais antigos.

A expansão da Rede Encontre Meu Dispositivo no primeiro semestre do ano passado, mas a ferramenta ainda não está no ar porque a Apple precisa desenvolver algumas especificações para garantir a segurança do serviço. 

Novidades sobre o Android 15 estão previstas para o Google I/O 2024, conferência anual da Gigante de Mountain View marcada para começar no dia 14 de maio

Fonte: Android Police



Source link

Leave a Comment