Apple está abrindo o iOS para novas formas de distribuição de aplicativos


Depois de imposições da União Europeia, a Apple está abrindo o iOS para novas formas de distribuição de aplicativos para usuários e desenvolvedores dessa região. Em breve, você poderá baixar aplicativos do site do desenvolvedor, sem nenhuma loja de aplicativos envolvida. Isso virá com certos requisitos, no entanto.

Apple está abrindo o iOS

A Apple está habilitando uma nova categoria de loja de aplicativos, que lista aplicativos e jogos exclusivamente do desenvolvedor. Isso será uma bênção para editoras como a Epic, que administra a Epic Games Store no Windows e no macOS, aponta o GSMArena.

Além disso, outra mudança afetará serviços cujo modelo de negócios depende de compras e assinaturas dentro do aplicativo. Os desenvolvedores já podem criar links para páginas externas onde o usuário pode pagar por tais coisas – contornando o imposto de 30% da Apple no processo. E agora os desenvolvedores podem criar designs personalizados para promoções, descontos e outras ofertas. Anteriormente, eles tinham que usar modelos projetados pela Apple, mas agora são opcionais.

apple-esta-abrindo-o-ios-para-novas-formas-de-distribuicao-de-aplicativosapple-esta-abrindo-o-ios-para-novas-formas-de-distribuicao-de-aplicativos

Excelente para os desenvolvedores?

Finalmente, em algumas semanas, os desenvolvedores autorizados na UE poderão distribuir aplicativos diretamente de seus sites – ou seja, os usuários poderão baixar um arquivo de instalação como fazem no macOS. Esses aplicativos terão acesso às funcionalidades do sistema, backup e restauração de dados do usuário e muito mais. Porém, há um problema (não há sempre um problema com a Apple?).

Ele estará disponível para desenvolvedores que estejam inscritos no Apple Developer Program (Programa de Desenvolvedores da Apple) por pelo menos dois anos consecutivos na UE e (o maior obstáculo a percorrer) tenham um aplicativo que tenha um milhão de primeiras instalações anuais no iOS na UE no ano civil anterior.

No entanto, isso só funcionará para grandes empresas que compartilham seus aplicativos, pequenos desenvolvedores estão sem sorte. Existem outros requisitos, mas parecem mais razoáveis ??– os desenvolvedores precisam ser transparentes sobre a coleta de dados (isso é mais uma questão da UE), eles só podem distribuir aplicativos de sua própria conta de desenvolvedor e apenas em seu próprio site e assim por diante. A verdade é que não está claro se o período de carência de 30 dias para telefones que saem da UE também se aplica a downloads da web.

Esperamos que algumas imposições realizadas à Apple na UE, possam se estender para outras partes do mundo em breve. A empresa ainda tem um ecossistema muito fechado e isso precisa mudar.



Source link

Leave a Comment