As 5 melhores versões do Zorro no cinema e na TV


Vestido com capa e roupas pretas, usando uma máscara que cobre os olhos e um chapéu escuro, Zorro se tornou um dos personagens mais conhecidos e carismáticos dos últimos séculos, e não à toa foi o protagonista de diversos filmes, séries e histórias em quadrinhos.

Criado em 1919 pelo estadunidense Johnston McCulley, ele é um justiceiro que luta para defender os pobres e oprimidos e, para isso, abusa do seu talento com a espada para marcar um Z na cara de qualquer um que venha a desafiá-lo.

Sua primeira adaptação para o cinema aconteceu em 1920, no filme mudo The Mark of Zorro. Na época, quem assumiu o papel do mascarado foi Douglas Fairbanks, um ator dos Estados Unidos. Mas mesmo sendo criado e estrelado por estadunidenses, foi a fama de herói espano-latino que destacou o personagem.

Continua após a publicidade

Em 1998, foi a vez do espanhol Antonio Banderas vestir a roupa do protagonista em A Máscara do Zorro, um dos filmes mais conhecidos da atualidade e que ajudou a destacar o personagem. Já em 2024, quem assumiu esse papel foi Miguel Bernardeau (que já apareceu em Elite e 1899) na série do Prime Video.

A verdade é que seja em séries, filmes ou estampando HQ’s, Zorro sempre terá lugar no coração do público.

5- A Máscara do Zorro (1998)

Continua após a publicidade

Já que falamos em Antonio Banderas, nada melhor do que começar essa lista com o primeiro filme em que ele viveu o personagem. Dirigido por Martin Campbell, o longa contou a história de Don Diego, um homem que passa mais de 20 anos na prisão depois que sua esposa é assassinada e sua filha levada por inimigos. Prometendo vingança, ele consegue fugir e transforma o ladrão Alejandro Murrieta em seu pupilo, lhe ensinando todas as táticas que sabe para que o rapaz se torne um novo Zorro e possa vingar seus inimigos.

Com Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones, o filme se tornou um fenômeno de público, conquistando uma bilheteria de mais de US$200 milhões e sendo indicado ao Oscar nas categorias Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros.

Quem quiser assistir ao filme o encontra para aluguel ou compra no YouTube, Prime Video, Apple TV+ e Google Play.

Continua após a publicidade

4- A Lenda do Zorro (2005)

Como o primeiro filme do Zorro estrelado por Antonio Banderas fez muito sucesso, o diretor e a equipe de produção decidiram fazer uma continuação e lançaram, em 2005, A Lenda do Zorro.

A trama é ambientada no final do século XIX, quando a Califórnia luta para se tornar o 31º estado dos Estados Unidos. Acontece que nessa mesma época os posseiros estão ameaçando os moradores do local e tomando suas terras. Percebendo essa injustiça, Don Alejandro de La Vega veste mais uma vez a capa de Zorro para mudar essa situação.

Continua após a publicidade

Trazendo novamente Catherine Zeta-Jones no elenco, o filme não agradou tanto à crítica quanto o primeiro, mas ainda assim é uma boa opção para quem quer conhecer mais sobre o herói mascarado. O longa está disponível no Google Play, Prime Video e Apple TV+.

3- Zorro (1957)

Deixando os filmes um pouco de lado, que tal falar de uma das séries mais importantes do herói mascarado? Produzida pela Disney em 1957, a série Zorro trouxe Guy Williams no papel do protagonista Diego de La Vega, um rapaz com senso de justiça apurado que volta da Espanha para Los Angeles após receber uma carta de seu pai que detalhava todas as injustiças que estavam acontecendo no local.

Continua após a publicidade

Ao chegar na cidade, ele e seu servo mudo, Bernardo, se unem ao Comandante Monastério e seu exército de lanceiros para derrubar os malfeitores. A situação se agrava, no entanto, quando Diego junta algumas pistas que o levam a uma sociedade secreta que planeja destruir Los Angeles.

Com duas temporadas e 78 episódios, a série se tornou uma das principais obras do herói e serviu de base para outras adaptações futuras. Atualmente ela está disponível no Disney+.

2- The New Zorro (1990)

Continua após a publicidade

Com uma trama parecida com a série da Disney, The New Zorro ou New World Zorro, como também ficou conhecida, é uma série protagonizada por Duncan Regehr que foi totalmente filmada na Espanha e exibida no canal que hoje é conhecido como Freeform.

A produção teve três temporadas e trouxe o ator Henry Darrow  no papel de Don Alejandro de La Vega, o pai do mascarado. O mais curioso é que com essa série, o ator cravou sua terceira participação em obras sobre o Zorro. Antes ele havia participado de Zorro and Son (Zorro e o Filho) e As Novas Aventuras do Zorro.

Infelizmente a série não está disponível no streaming, mas pode ser encontrada de forma online.

1- Zorro (2024)

Continua após a publicidade

Finalmente chegamos na série mais recente de Zorro; a que foi produzida pelo Prime Video e estreou no streaming no dia 19 de janeiro. Apesar de ter uma trama muito semelhante àquela de 1957, o texto se diferencia por tentar atualizar a história do mascarado dando mais espaço para o protagonismo feminino.

No enredo, Diego de La Vega disputa a máscara de Zorro com Nah-Lin (Dalia Xiuhcoatl), uma mulher indígena que acredita ser mais merecedora de assumir as vestes do herói por ter nascido e ter sido criada naquelas terras, a Califórnia.

Com 10 episódios no total, a trama também dá espaço para as mulheres aparecerem como antagonistas. Quem quiser vê-la, basta procurá-la no Prime Video.



Source link

Leave a Comment