CES 2024 | ASUS mostra RTX 4090 que dispensa cabo de energia externo


Já não é novidade que a ASUS desenvolve uma série de placas de vídeo que trabalham sem os tradicionais conectores de energia, a linha BTF. Agora, a companhia taiwanesa revelou as novas GeForce RTX 4090 ROG Strix BTF Edition e RTX 4070 Ti SUPER TUF Gaming BTF Edition que não precisam de conectores de energia e são alimentadas diretamente pela própria placa-mãe.

O conceito é muito similar ao que já vimos nos últimos meses. Em vez da GPU ter a conexão com pinos em uma de suas laterais, a ASUS insere um conector PCIe próprio, capaz de transmitir até 600 W, ao lado da conexão PCIe 4.0 principal para encaixar o componente. Certamente, para usar uma placa de vídeo como esse o usuário também precisa de uma placa-mãe especial que tenha a entrada fêmea desse conector.

Uma vez que os dois componentes estão conectados, o sistema já está pronto para funcionar. Isso dispensa o uso de cabos de energia e proporciona uma montagem mais limpa. Inclusive, vale salientar que as motherboards BTF usam a maioria das portas para cabos na parte traseira, fazendo com que também seja preciso ter um gabinete compatível com esse tipo de mainboard. 

Continua após a publicidade

Placas BTF têm adaptador para pinos

Embora seja uma ideia muito interessante e que vá de encontro com as tendências atuais do mercado em reduzir o número de fios e cabos na montagem dos PCs, a linha BTF encontra obstáculos. O primeiro fator é que para montar uma máquina desse tipo, o público precisa investir no ecossistema BTF inteiro — algo que certamente não deve ser barato. Além disso, o fator revenda e de atualização também é um impeditivo. O usuário só poderá comprar uma nova GPU se ela também tiver esses conectores.

Para contornar a situação, a ASUS desenvolveu um adaptador que se conecta na porta PCIe de energia da placa-mãe e se transforma e um conector 12VHPWR de 16 pinos para facilitar possíveis upgrades e montagens. Todavia, levando em consideração o consumo energético altíssimo da RTX 4090, usar adaptadores pode acarretar certos problemas de derretimento caso não sejam encaixados corretamente.

Continua após a publicidade

Ainda sem data ou preço de lançamento, as novas RTX 4090 ROG Strix BTF e RTX 4070 Ti SUPER TUF Gaming BTF devem ficar restritas ao mercado internacional. 

🛒Compre a GeForce RTX 4090 ASUS ROG Strix em promoção na Kabum!

🛒Compre a GeForce RTX 4070 Ti ASUS TUF Gaming com preço imperdível na Kabum!



Source link

Leave a Comment