Como saber se uma foto é fake ou manipulada | Guia Prático


Recebeu uma imagem estranha e não tem certeza que é verdadeira? Existem alguns métodos comuns para identificar uma foto fake ou manipulada pelo PC e pelo celular, capazes de desmentir montagens mais escrachadas e até aquelas muito parecidas com algo real.

O melhor de tudo é que é possível verificar com ferramentas gratuitas e, em alguns casos, já instaladas no próprio aparelho, sem a necessidade de uma estrutura de um detetive virtual. 

Como descobrir se uma foto é fake

Continua após a publicidade

O Canaltech separou algumas alternativas para checar a veracidade de uma imagem:

Preste atenção nos detalhes

Às vezes, uma rápida análise da foto já ajuda a denunciar que o conteúdo é falso. Algumas montagens não disfarçam muito bem a edição e mostram algumas inconsistências no brilho, posicionamento e algumas texturas, por exemplo.

  • Procure por esses detalhes que podem indicar a manipulação:
  • O brilho num objeto é diferente do restante da imagem;
  • Existem sinais de cortes num objeto, como se ele fosse retirado de uma foto e colocado em outra;
  • Possíveis distorções no fundo da imagem;
  • Inconsistências em texturas, como azulejos que se desencontram;
  • Traços pixelados ou em resolução diferente do restante da imagem.

Continua após a publicidade

Pesquise a imagem no Google

Você também pode usar o Google a seu favor para uma pesquisa reversa: o buscador permite enviar uma imagem e então descobrir de onde ela veio, com dados sobre o site que a publicou e, caso seja algo notoriamente falso, a plataforma até mostra os resultados de checagem de fatos. 

Existem duas maneiras principais de usar a plataforma nesse sentido: com a pesquisa por imagem tradicional ou pelo Fact Check Explorer — na segunda opção, você pode enviar uma imagem ou buscar por um termo relacionado ao conteúdo.

Continua após a publicidade

Siga estes passos para usar a pesquisa no Chrome:

  1. Abra uma imagem no navegador;
  2. Clique com o botão direito;
  3. Selecione “Pesquisar imagem no Google”.

Use um software de edição

Continua após a publicidade

Essa é uma alternativa um pouco mais complexa, mas pode ajudar a verificar possíveis montagens numa foto com a ajuda de editores de imagens — o que inclui até algumas ferramentas mais simples, como o Google Fotos e o Fotos, do iOS. 

Quando você diminui o brilho de uma foto, é possível verificar se há algum elemento que não segue o padrão da imagem e tem uma luminosidade diferente. Logo, se toda a foto fica escura, mas algum ponto está mais claro do que o comum, é provável que ele tenha sido colocado ali a partir de uma manipulação

Veja como descobrir:

  1. Abra uma foto num editor. Nesse caso, a opção foi o “Fotos”, do iOS;
  2. Acesse a opção “Brilho”;
  3. Reduza o brilho e veja se há alguma inconsistência.

Continua após a publicidade

Verifique os metadados

A maioria das câmeras e celulares armazenam fotos com a especificação EXIF, sigla para Exchangeable Image File, que apresenta uma série de informações sobre o arquivo: quando a foto foi tirada, qual foi a configuração da exposição da câmera, entre outras opções. Esses metadados também conseguem informar se o conteúdo foi editado num software como o Photoshop, por exemplo.

O próprio Windows permite analisar essas informações:

Continua após a publicidade

  1. Baixe uma foto;
  2. Abra no Fotos;
  3. Clique com o botão direito;
  4. Selecione “Informações do arquivo”;
  5. Veja os dados.

E as imagens feitas por IA?

Em outros casos, uma foto fake não surge a partir de uma edição sobre o conteúdo original, mas sim de uma geração por inteligência artificial — algumas plataformas criam resultados realistas e que podem confundir o usuário. Para isso, há uma série de dicas que ajudam a identificar um conteúdo criado por IA



Source link

Leave a Comment