Conheça 10 ótimas ferramentas de compactação paralela sem perdas para Linux


Quando falamos em compactação de dados, nos referimos ao processo de armazenamento de dados em um formato que ocupa menos espaço do que a representação original usaria. A compactação de dados pode ser muito útil, especialmente no campo das comunicações, pois permite que os dispositivos transmitam ou armazenem dados em menos bits. Neste artigo, você conhecerá 10 ótimas ferramentas de compactação paralela sem perdas para Linux.

Compactação de dados

Além de reduzir a largura de banda de transmissão, a compactação aumenta a quantidade de informações que podem ser armazenadas em um disco rígido ou outro dispositivo de armazenamento. Existem dois tipos principais de compactação. A compactação com perdas é um método de codificação de dados que reduz um arquivo descartando certas informações. Quando o arquivo é descompactado, nem todas as informações originais serão recuperadas.

A compactação com perdas é normalmente usada para compactar vídeo, áudio e imagens, bem como telefonia pela Internet. O fato de que informações são perdidas durante a compactação muitas vezes passa despercebido para a maioria dos usuários. Técnicas de compactação com perdas são usadas em todos os DVDs, discos Blu-ray e na maioria dos multimídia disponíveis na Internet.

Compactação sem perdas

A compactação com perdas é inadequada quando os dados originais e de descompactação devem ser idênticos. Nessa situação, os usuários precisam usar compactação sem perdas. Esse tipo de compactação é empregado na compactação de aplicativos de software, arquivos e artigos de texto. A compactação sem perdas também é popular no arquivamento de música.

Neste artigo, você conhecerá apenas em ferramentas de compactação paralela sem perdas. Algumas ferramentas tradicionais de compactação sem perdas incluem gzip e bzip2. Ao compactar e descompactar arquivos, essas ferramentas usam um único núcleo. Mas hoje em dia, os processadores modernos têm vários núcleos.

Abaixo a lista de ferramentas de compactação elaborada pelo Linux Links.

conheca-10-otimas-ferramentas-de-compactacao-paralela-sem-perdas-para-linux

Ferramentas de compactação multinúcleo

  • Zstandard: Algoritmo de compressão rápido, fornecendo altas taxas de compressão;
  • pigz: Implementação paralela de gzip. É um substituto totalmente funcional para o gzip.
  • pixz: Compressão XZ de indexação paralela, totalmente compatível com XZ. LZMA e LZMA2;
  • PBZIP2: Implementação paralela do compressor de arquivos de classificação de blocos bzip2;
  • lrzip: Utilitário de compactação excelente na compactação de arquivos grandes;
  • lbzip2: Utilitário de compactação paralela bzip2, adequado para processamento serial e paralelo;
  • XZ Utils: Software de compactação de dados de uso geral com alta taxa de compactação;
  • plzip: Compressor de dados massivamente paralelo (multithread) sem perdas baseado em lzlib;
  • PXZ: Executa compactação LZMA em vários núcleos e processadores;
  • crabz: Como pigz, mas escrito em Rust.



Source link

Leave a Comment