CPUs Arrow Lake devem ter versão U para notebooks ultrafinos


Além da chegada dos Arrow Lake (ARL) de 15ª geração para computadores de mesa no fim deste ano, a Intel também deve lançar essa família de processadores para notebooks finos e leves sob a tutela do sufixo U. A informação foi revelada pelo informante Bionic_Squash em sua conta no X (Antigo Twitter), que ainda indicou o processo de fabricação dos SKUs.

Ainda sem grandes informações no que diz respeito ao segmento dos notebooks, os Arrow Lake de desktop podem trazer bons saltos geracionais quando comparados à 14ª geração. Todavia, para os notebooks, essas CPUs devem aparecer com a nomenclatura U, que designa modelos de baixa tensão. Mesmo assim, a expectativa maior ficará para as versões H e HX, voltadas para o segmento de alta performance nos portáteis.

Esses processadores devem usar o Intel 3, ou seja, a litografia exclusiva da empresa na ordem dos 5 nm. Mesmo assim, os Arrow terão um competidor interno: a geração Lunar Lake de notebooks. Os Lunar também chegam ao fim do ano e focarão em ganhos de performance por watt e mais ganhos no IPC, enquanto os ARL podem apenas refinar o conteúdo introduzido nos atuais Meteor Lake.

Continua após a publicidade

Arrow Lake tem foco em desktops

Apesar da chegada aos notebooks, a geração Arrow Lake deve realmente focar nos PCs de mesa. Esses serão os primeiros processadores da Intel a utilizar aceleradores de IA em desktops, que também terão uma nova arquitetura de núcleos de performance e eficiência, chegando a até 24 cores híbridos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, os Lunar Lake chegariam para trazer muitas inovações em notebooks. Além da presença da NPU e a arquitetura desagregada, as CPUs dessa geração contarão com as placas de vídeo integradas Intel Arc Battlemage Xe2-LPG (low power gaming).

Os notebooks com sufixo U para notebooks da geração Arrow Lake até podem sair no fim do ano, mas o cenário provável é um anúncio em janeiro de 2025, como acontece regularmente. Já os Lunar Lake devem equipar notebooks no último trimestre de 2024.



Source link

Leave a Comment