Debian de 64 bits tenta resolver o problema do Y2038 em sistemas de 32 bits


O sistema operacional Debian de 64 bits tenta resolver o problema do Y2038 em sistemas de 32 bits. O Debian Experimental iniciou suas reconstruções de pacotes para sua transição de time_t de 64 bits para garantir que arquiteturas de 32 bits rodando o Debian Trixie possam operar após o Ano de 2038.

Para o problema do Ano 2038, onde o tempo Unix não caberá mais dentro de um inteiro de 32 bits assinado após 19 de janeiro de 2038, os desenvolvedores Debian estão trabalhando para garantir que sua próxima versão seja capaz de rodar além desse ponto. Seu foco principal é o ARM de 32 bits, mas outras arquiteturas de 32 bits também são afetadas.

A transição de time_t de 64 bits envolve mais de 1.200 pacotes de biblioteca que podem ter quebra ABI como resultado da alteração do tipo de dados. Steve Langasek, desenvolvedor do Debian e do Ubuntu, chama isso de a maior transição ABI de arquivo cruzado de todos os tempos para o Debian.

Debian de 64 bits tenta resolver o problema do Y2038 em sistemas de 32 bits

“Faltam menos de 15 anos para isso e muitos sistemas que terão problemas já foram enviados. Devemos parar de aumentar o problema. A maior parte da computação, especialmente a computação usando Debian ou seus derivados, agora é feita em hardware de 64 bits, onde esse problema não surge. No entanto, há bastante computação de 32 bits sensível ao custo ainda por aí, e ainda enviando novos dispositivos (automotivo, IOT, TVs, roteadores, controle de fábrica, monitoramento e controle de edifícios, telefones Android baratos).

Debian de 64 bits tenta resolver o problema do Y2038 em sistemas de 32 bits

Alguns desses hardwares provavelmente estarão rodando o Debian ou seus derivados. Outras distribuições binárias estão abandonando o suporte de 32 bits (RedHat/Fedora já fizeram isso, o suporte do SUSE não é oficial), então o que resta é mais provável que acabe no ecossistema Debian. A maioria desses novos hardwares estará rodando sistemas operacionais build-from-source, como OpenEmbedded, ou Alpine, Android ou Gentoo, mas o nicho baseado no Debian provavelmente permanecerá por alguns anos, e algumas coisas construídas com ele provavelmente estarão em uso/instalado por tempo suficiente para atingir janeiro de 2038.”

Aqueles interessados no trabalho que está sendo realizado pelo Debian para que seu software de 32 bits seja capaz de lidar adequadamente com o Ano 2038 podem ser encontrados através do Debian Wiki. Steve Langasek postou na lista Debian-devel-announce hoje sobre a transição em andamento que, esperançosamente, verá grande parte do trabalho se resolver após o fim de semana.

Debian 13 “Trixie” deve ser lançado em 2025, permitindo bastante tempo para que este manuseio Y2038 seja concluído.



Source link

Leave a Comment