Envio de tropas à Ucrânia levaria à 3ª Guerra Mundial, diz Putin


Declaração é em resposta ao presidente da França, que disse não descartar mandar soldados da Otan ao país aliado

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em seu discurso de vitória nas eleições presidenciais, no domingo (17.mar.2024), que o envio de tropas ocidentais à Ucrânia poderia levar à 3ª Guerra Mundial.

Acho que tudo é possível no mundo moderno. Mas eu já disse isso e está claro para todos que isso (o envio de tropas à Ucrânia) será apenas um passo de distância de uma 3ª Guerra Mundial em grande escala. Acho que ninguém está interessado nisto”, afirmou o líder russo. As informações são da Reuters.

Em 26 de fevereiro, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que a possibilidade de enviar tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) à Ucrânia não “deve ser descartada”. Afirmou: “Qualquer coisa é possível se nos ajudar a alcançar nosso objetivo. Faremos tudo o que for necessário para que a Rússia não vença essa guerra”.

Em resposta a Macron, Putin disse em entrevista a jornalistas, no domingo (17.mar), que espera que a França busque “caminhos para soluções pacíficas”.

“Nesse sentido, a França poderia desempenhar seu papel”, declarou o líder russo.

Na 6ª feira (15.mar), depois de se reunir com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e com o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, o presidente francês reiterou que a segurança da Europa está em jogo com a guerra na Ucrânia: “Faremos tudo o que for necessário durante o tempo que for necessário para que a Rússia não possa vencer essa guerra. […] Esta determinação é inabalável”.

Macron, porém, recuou de sua declaração anterior. Segundo o francês, os 3 líderes europeus concordaram em não inflamar uma escalada do conflito com a Rússia.


Leia mais:





Source link

Leave a Comment