[ad_1]
A distribuição Fedora Linux 40 Beta já está disponível para quem quiser testar o sistema antes da chegada oficial. E o Fedora Linux 40 Beta vem com desktops GNOME 46 e KDE Plasma 6. Além disso, possui o kernel Linux 6.8. A versão final estável só está prevista para o próximo mês. O anúncio da versão beta está aqui.
Fedora 40 beta é lançado hoje depois de experimentar alguns atrasos em sair da porta. O Fedora Linux 40 apresenta os componentes de desktop GNOME 46, o novo e brilhante desktop KDE Plasma 6.0 estará disponível, o kernel Linux 6.8 está alimentando essa besta e uma infinidade de atualizações de pacotes de software como o LLVM 18, juntamente com vários recursos interessantes. O Wiki do Fedora oferece uma visão abrangente de todas as mudanças aprovadas para o Fedora 40.
O Fedora KDE Spin agora vem com o Plasma Wayland como a sessão padrão, já que o suporte para a sessão X11 foi removido totalmente desta edição, mas os aplicativos X11 ainda funcionarão. O resto das edições do Fedora Linux 40 são fornecidas com sessões X11 e Wayland (se suportadas pelo ambiente de desktop). Aqui está o Fedora KDE Spin em ação!
Outras mudanças notáveis no Fedora Linux 40 incluem a ativação da detecção de conflitos de endereço IPv4 por padrão, stable-ssid como o modo padrão para atribuir endereços MAC estáveis individuais a conexões Wi-Fi no NetworkManager, a estrutura de aprendizado de máquina de código aberto PyTorch, bem como a habilitação de recursos de proteção de serviço systemd para serviços de sistema padrão.
O Fedora 40 pretende ser lançado oficialmente em meados de abril, dependendo de como o resto do ciclo de lançamento se desenrolar.
O Fedora Linux 40 altera o comportamento do DNF para não baixar mais listas de arquivos por padrão, substitui o Zlib pelo Zlib-ng, o minizip pelo minizip-ng, o wget pelo wget2 e o iotop pelo iotop-c, e descarta os RPMs Delta e desabilita o suporte na configuração padrão do DNF / DNF5.
Ele também removerá a biblioteca libuser e o pacote passwd, que será enviado de shadow-utils, bem como os pacotes OpenSSL 1.1 e Python 3.7 preteridos. Também preterida é a autenticação NTLM como um mecanismo SASL.
A distribuição Fedora Linux 40 beta vem com uma cadeia de ferramentas GNU atualizada que consiste em GCC (GNU Compiler Collection) 14.0, GNU Binutils 2.41, GNU C Library (Glibc) 2.39, GDB (GNU Debugger) 14.1, Golang 1.22, LLVM 18, Boost 1.83, Ruby 3.3, Podman 5, PostgreSQL 16, PHP 8.3, Kubernetes 1.29 e IBus 1.5.30.
O Fedora Linux 40 Workstation live ISO será construído com Image Builder, enquanto toda a distribuição será construída com DNF 5 e portada para os padrões C modernos. Além disso, as entradas /var/run selinux-policy foram movidas para /run, e o suporte para kernels unificados foi melhorado para adicionar suporte para inicializar UKIs diretamente, habilitar UKIs para a arquitetura AArch64 e adicionar uma variante de imagem de nuvem somente UEFI que usa UKIs.
Fedora 40 Beta pode ser baixado de FedoraProject.org.
Novo GNOME 46
O novo GNOME 46 estável acaba de chegar com muitas mudanças interessantes aos usuários. Entre as inovações, podemos destacar o VRR experimental, suporte a área de trabalho remota sem cabeça, suporte a taxa de atualização variável, notificações aprimoradas, configurações renovadas e muito mais. Esta versão do GNOME 46 ganhou o nome de “Kathmandu”.
- O GNOME 46 agora chega oficialmente com seu suporte experimental a Taxa de Atualização Variável (VRR);
- trabalho contínuo na integração de criptografia systemd-homed;
- melhorias de pesquisa;
- várias melhorias no gerenciador de arquivos;
- suporte para Microsoft OneDrive com Contas Online do GNOME;
- suporte a login remoto RDP;
- várias melhorias de aplicativos;
- otimizações de desempenho;
- e muito polimento em toda a área de trabalho.
Ao conectar-se remotamente à sua área de trabalho GNOME, você poderá ajustar a exibição do cliente remoto e usar o sistema como um recurso remoto completo. No entanto, ao usar uma sessão de área de trabalho remota, não deve haver uma sessão local existente em execução.
Embora experimental (precisa de habilitação manual), o suporte à Taxa de Atualização Variável (VRR) é outro novo recurso importante no GNOME 46, que permitirá que você altere a taxa de atualização variável do seu monitor a partir do aplicativo Configurações do GNOME na seção Monitores. Claro, isso só funcionará com monitores que oferecem suporte a taxas de atualização variáveis.
Falando sobre as Configurações do GNOME, a versão do GNOME 46 traz um novo painel Sistema que incorpora os painéis Região & Idioma, Data e Hora, Usuários, Área de Trabalho Remota e Sobre, bem como novas configurações do Secure Shell.
GNOME 46 melhora pesquisa e muitos outros recursos
O aplicativo Configurações do GNOME também vem com um novo painel de Aplicativos que incorpora as configurações de Mídia Removível e Aplicativos Padrão, um novo painel de Privacidade e Segurança que substitui o painel de Privacidade anterior, uma nova opção para desativar o touchpad durante a digitação, uma nova opção de “Clique Secundário” para touchpads, bem como funcionalidade de pesquisa integrada.
Há também uma página Wi-Fi renovada para mostrar a senha ao compartilhar a rede via QR Code, uma página Wacom renovada para destacar a caneta atualmente ativa, oferecer controle mais refinado sobre a pressão da caneta e emparelhar apenas pads integrados com tablets, e uma página de rede aprimorada que agora mostra a página de detalhes ao criar novas conexões VPN ou com fio.
Contas Online, que está integrado às Configurações do GNOME, agora oferece provedores CardDav e CalDav, suporte ao OneDrive e autenticação baseada em navegador da Web, que é mais segura. Além disso, as Contas Online não estão mais incluídas como parte da configuração inicial.
Mais detalhes sobre todas as grandes mudanças na versão do GNOME 46 estão nas notas de versão. Mais detalhes sobre a versão do GNOME 46 através da Fundação GNOME. O GNOME 46 será a área de trabalho padrão no Fedora Workstation 40 e Ubuntu 24.04 LTS.
[ad_2]
Source link