Fim de linha para CPU Intel “Família 6”


É fim de linha para CPU Intel “Família 6” e novo código sugere Cooper Forest & Adams Lake. A Intel conta com o ID de CPU da “Família 6” desde meados dos anos 90, com a microarquitetura P6 para o Pentium Pro como a microarquitetura x86 de sexta geração.

A partir daí, a Intel acaba de acelerar o número do modelo dentro da Família 6 para cada nova microarquitetura ou núcleo. Por exemplo, Meteor Lake é Família 6 Modelo 170 e Emerald Rapids é Família 6 Modelo 207. Essa identificação de ID de CPU é usada dentro do kernel Linux e outros sistemas operacionais para identificar gerações de CPU para manuseio correto. No entanto, os engenheiros da Intel Linux revelaram que a Família 6 está chegando ao fim “em breve”.

Devido à Intel depender da “Família 6” por décadas, há código de kernel Linux atendendo ao manuseio da Família 6 e apenas esperando comparações de ID de modelo para verificar a geração/núcleo da CPU Intel. A AMD, por outro lado, ajustou seu Family ID regularmente, como Zen/Zen 2 sendo Família 23, Zen 3 e Zen 4 sendo Família 25 e agora Zen 5 sendo Família 26. No entanto, devido ao fim da família Intel 6, eles agora precisam retrabalhar muito de sua verificação de ID de CPU para estarem preparados para o futuro, enquanto continuam a lidar com os processadores Intel existentes.

Fim de linha para CPU Intel “Família 6”

Um conjunto de 74 patches foi preparado para ajustar a identificação da família Intel CPU ID e os planos futuros da Intel de usar valores diferentes de zero para o campo família estendida no CPUID(1). EAX. A mensagem do patch do kernel Linux observa que a transição do uso da Família 6 da Intel virá “em breve”.

Além dos comentários deste acontecendo “em breve”, na limpeza do código do Intel CPU ID Linux, existem alguns exemplos que citam novas CPUs em outras famílias que podem ser Douglas Cove/Adams Lake e Intel Sheldonmont/Cooper Forest.

Os nomes principais de Douglas Cove e Sheldonmont são novas divulgações, a menos que espaços reservados aleatórios, como são Adams Lake e Cooper Forest, embora eles brinquem com as convenções de nomenclatura da Intel. Depois de Arrow Lake e Lunar Lake é Panther Lake, então a possibilidade de Adams Lake seria pelo menos 2026 se esse for de fato um codinome real e estaria sucedendo Panther Lake. Enquanto isso, depois da Xeon E Sierra Forest é Clearwater Forest, então Cooper Forest poderia ser o sucessor da Clearwater Forest. Enquanto isso, com base em patches anteriores do kernel Intel Linux, já se sabe que Clearwater Forest será Família 6 Modelo 221 e Lunar Lake será Família 6 Modelo 189. Então, pelo menos ao longo dessas gerações, a Família 6 está acompanhando.

Esta série de patches começa a jornada de reajustar o código do kernel Linux para se preparar para futuras CPUs Intel após a designação “Família 6”. Este é um esforço contínuo e provavelmente será resolvido nos próximos meses para upstreaming no kernel Linux antes que esses futuros processadores ultrapassem a era da Família 6.

Dado o momento das coisas e a Intel trabalhando em uma série de melhorias fundamentais agora, tenho que me perguntar se este mundo pós-Família 6 será cronometrado para a geração que abraça os gostos de Intel X86S, Intel FRED, e outras mudanças significativas que têm sido assadas. Se assim for, 2026 ~ 2027 deve ser muito emocionante.



Source link

Leave a Comment