[ad_1]
A NASA publicou uma nova foto de Arp 122, uma galáxia do tipo peculiar. Ela é formada por NGC 6040 e LEDA 59642, duas galáxias passando por uma colisão a 570 milhões de anos-luz da Terra.
Esta nova foto de Arp 122 foi capturada pelo telescópio espacial Hubble. Nela, NGC 6040 aparece como a galáxia espiral com estrutura distorcida, enquanto LEDA 59642 foi registrada de frente em nossa perspectiva.
Confira:
Continua após a publicidade
Encontros galácticos do tipo são eventos extremamente energéticos, e as forças gravitacionais causam grandes mudanças. Por isso, é comum que as duas (ou mais) galáxias envolvidas no processo tenham suas estruturas completamente alteradas, ou que até se combinem em uma só galáxia — é provável que este seja o cenário que aguarda Arp 122 no futuro.
Não pense que as colisões acontecem somente em galáxias distantes. Por exemplo, a Via Láctea está a caminho de colidir com Andrômeda, nossa vizinha mais próxima; entretanto, ainda faltam quatro bilhões de anos para este encontro.
Já a colisão e fusão podem levar algumas centenas de anos para acontecer. Estes processos são demorados porque as distâncias envolvidas são enormes, e representam etapas importantes tanto para a evolução quanto para o crescimento das galáxias.
Continua após a publicidade
Fonte: NASA
[ad_2]
Source link