Google lança atualização de segurança do Android


Como já sabemos, os sistemas que conduzem nossos smartphones, computadores e outros eletrônicos, vivem em contante atualização. Isso porque, algumas falhas sempre precisam ser corrigidas ou, simplesmente, as empresas adicionam novos recursos a cada nova versão. Agora, por exemplo, o Google lançou uma atualização de segurança para o Android.

Atualização de segurança para o Android

O Google lançou patches de segurança do Android em fevereiro de 2024 para resolver 46 vulnerabilidades, incluindo um problema crítico de execução remota de código. Essa falha foi rastreada como CVE-2024-003. Ela reside no sistema e afeta as versões 11, 12, 12L, 13 e 14 do Android Open Source Project (AOSP).

google-lanca-atualizacao-seguranca-do-android

Os patches de código-fonte para esses problemas foram lançados no repositório Android Open Source Project (AOSP) e vinculados a este boletim. Este boletim também inclui links para patches fora do AOSP.

O mais grave desses problemas é uma vulnerabilidade crítica de segurança no componente do sistema que pode levar à execução remota de código sem a necessidade de privilégios de execução adicionais.

O patch de segurança

O Google lançou o nível de patch de segurança 2024-02-01 do Android e o nível de patch de segurança 2024-02-05 do Android para corrigir os problemas. A empresa lançou dois níveis de patch de segurança para permitir que os parceiros resolvam um subconjunto de vulnerabilidades. No entanto, a empresa recomenda que parceiros Android resolvam todos os problemas incluídos no boletim.

Os usuários devem aplicar os patches de segurança assim que as atualizações de software estiverem disponíveis para eles. Vale, inclusive, ressaltar, que essas atualizações são bem importantes e precisam ser instaladas assim que lançadas, principalmente quando corrigem problemas de segurança.

Esperamos que a atualização chegue para todos os usuários do Android afetados, em breve. Assim, seus dispositivos voltam a ter segurança e eles ficam longe de problemas inerentes às falhas corrigidas.

O Android

Android é um sistema operacional (OS) baseado no núcleo Linux, projetado principalmente para dispositivos eletrônicos móveis (como smartphones e tablets) com tela sensível ao toque ou interface de usuário baseada na manipulação direta; desenvolvido por um consórcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance, sendo o principal colaborador o Google.

O Android possui interface específica para aparelho televisivo (Android TV), carros (Android Auto) e relógios inteligentes (Wear OS). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais, como o teclado virtual. Apesar do foco ser dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.



Source link

Leave a Comment