Honor lança MagicOS 8.0 com Android 14 e modelo de IA integrado


A Honor anunciou o MagicOS 8.0, nova versão do sistema operacional dos celulares da fabricante com base no Android 14. A novidade segue a tendência do mercado ao incluir um modelo de IA integrado ao dispositivo e ainda conta com uma interface do usuário “baseada na intenção”.

O novo sistema estreia com a linha Honor Magic 6, lançada na semana passada na China, e deve chegar a mais aparelhos da empresa durante o primeiro semestre.

A era da IA

Continua após a publicidade

Desde o lançamento da linha Pixel 8 com Android 14, as fabricantes concentram todos os anúncios com base nos recursos de IA generativa, e o cenário não foi diferente com a Honor. A empresa revelou a integração com o grande modelo de linguagem (LLM) MagicLM, que roda localmente no dispositivo. A tecnologia foi desenvolvida em colaboração com a Qualcomm e foi otimizada para a performance no novo chip Snapdragon 8 Gen 3, usado na linha Magic 6.

O MagicLM é treinado com 7 bilhões de parâmetros, de acordo com dados da empresa — para efeito de comparação, o Gemini Nano que roda localmente no Pixel 8 Pro tem 3,25 bilhões de parâmetros, enquanto o GPT-3.5 da Open AI, que roda com base no servidor online, tem 175 bilhões. 

Interface baseada na intenção

O principal exemplo do uso da IA está na interface do sistema, com a chamada Intent-based User Interface, ou IUI. A “Interface do Usuário baseada na intenção”, em tradução livre, personaliza a experiência com base nos hábitos de uso com cada pessoa e oferece sugestões de aplicativos ou ferramentas para cada atividade.

Continua após a publicidade

A empresa informa que a IUI “é baseada na IA do MagicLive” e “pode interpretar linguagens, imagens, gestos e movimentos oculares para entender a intenção do usuário e oferecer serviços de forma proativa”.

Para isso, o sistema operacional inclui o Magic Portal, que oferece uma série de atalhos após selecionar um conteúdo e arrastá-lo à lateral da tela. Ao receber um endereço, por exemplo, é possível selecioná-lo e movê-lo ao portal, que já inclui um atalho para incluí-lo no aplicativo de navegação. De acordo com a Honor, mais de 100 apps populares na China serão compatíveis com a nova ferramenta. 

Mais recursos

Continua após a publicidade

O vídeo de divulgação do traz uma prévia de novos recursos do MagicOS 8.0 e revela uma forte inspiração no iOS, da Apple. É possível recortar pessoas e objetos de fotos e adicioná-las ao papel de parede da tela de bloqueio, além de uma função muito parecida com o modo StandBy do iPhone para usar o celular na horizontal. 

Quais celulares vão receber o MagicOS 8.0?

A Honor divulgou a lista de aparelhos compatíveis com a atualização e um cronograma de distribuição da versão Beta do sistema. Veja quais são:

Continua após a publicidade

Janeiro de 2024

Fevereiro de 2024

Continua após a publicidade

Março de 2024

Abril de 2024

Continua após a publicidade

Maio de 2024

  • Honor X50 GT
  • Honor X50 Pro
  • Honor X50
  • Honor X40 GT
  • Honor X50i+
  • Honor X50i

É importante reforçar que o cronograma é preliminar e considera apenas o lançamento da versão Beta — os prazos podem variar em diferentes países.



Source link

Leave a Comment