Influencer come frango cru por 25 dias e não fica doente

[ad_1]

Em um daqueles casos em que você apenas analisa o vazio e fica pensando “por quê?”, um influencer dos EUA decidiu se alimentar apenas de frango cru. O projeto teve início há 25 dias, e a ideia é seguir essa alimentação por 100 dias. O frango cru é conhecido pelos perigos que pode atribuir à saúde, devido a contaminação bacteriana.

Desde o início do projeto, John passou a utilizar o frango cru em pratos tradicionais, como massas. Nos vídeos compartilhados em suas redes sociais, o influencer faz diferentes receitas. Chega a usar um liquidificador para triturar a asa e peito do frango cru com temperos, ovos crus e alface, antes de beber esse smoothie.

O criador de conteúdo chegou a participar de alguns programas de televisão nos EUA, onde dividiu a sua experiência. Na ocasião, afirmou que estava bem, mas que pararia com o projeto assim que sentisse alguma dor no estômago ou um sintoma que indicasse a consequência de sua alimentação.

Continua após a publicidade

O influencer diz que o sabor lembra vieira (um fruto do mar) e que coxas e asas são os tipos de frango cru mais difíceis de comer. Abaixo, você pode ver um dos vídeos em que ele prepara o prato:

Não coma frango cru!

Apesar das aventuras do influencer, comer frango cru pode levar à contaminação por bactérias patogênicas, como Salmonella, Campylobacter, e E. coli. São bactérias que podem causar doenças graves quando ingeridas. A mais conhecida delas é a salmonelose, cujos sintomas incluem diarreia, cólicas abdominais, febre, náuseas e vômitos.

Continua após a publicidade

Cozinhar o frango adequadamente é um procedimento essencial para matar a maioria dessas bactérias e reduzir significativamente o risco de infecção. Ou seja: para a sua saúde, você precisa garantir que o frango seja cozido completamente antes de ser consumido.

Frango cru pode matar

Em uma das entrevistas de John, o apresentador chegou a perguntar “Como você não morreu ainda?”, e não é exagero dizer que comer frango cru pode causar a morte. A possibilidade de morte por infecção bacteriana é rara, mas existe.

Isso porque as bactérias presentes no frango cru podem causar infecções graves no trato gastrointestinal, resultando em desidratação severa, insuficiência renal, complicações cardíacas ou choque séptico.

Continua após a publicidade

Por que John não ficou doente?

Então por que John, que está se alimentando de frango cru há quase um mês, ainda está salvo da infecção? Ninguém sabe ao certo como está o acompanhamento médico do influencer, ou se ele está se prevenindo, tomando algum antibiótico. 

Mas para que ele não fique doente, o seu corpo está protegendo da intoxicação através da chamada “defesa inata”. É o tipo de defesa que já nasce com a gente para frear o avanço de invasores no corpo, mesmo que de maneira genérica.

Continua após a publicidade

O que acontece: o estômago possui fluidos altamente ácidos, e os germes de intoxicação alimentar são sensíveis a esse ácido, que danifica o DNA deles e pode até matá-los. O estômago esvazia após cerca de quatro horas. Durante esse tempo, o ácido estomacal pode enfraquecer os germes presentes no frango cru.

Isso quer dizer que você pode comer frango cru agora mesmo, já que seu estômago vai combater as bactérias? Não! Se o número de bactérias for elevado, o ácido estomacal e as defesas do corpo podem não ser suficientes.

Outra teoria é que os condimentos usados pelo influencer no preparo das receitas pode ajudar s salvá-lo das consequências de comer frango cru. Alguns molhos (como o de soja) promovem a digestão e aumentam a secreção de ácido estomacal.

Fonte: Leading Britain’s Conversation, The Conversation

[ad_2]

Source link

Leave a Comment