Irã nega participação em ataque a base dos EUA na Jordânia


Ataque com drone matou 3 militares norte-americanos e feriu outros 25 no domingo (28.jan)

O Irã negou no domingo (28.jan.2024) envolvimento no ataque com drone que matou 3 militares norte-americanos em um posto militar dos EUA na Jordânia. A informação foi divulgada pela Irna, agência de notícias estatal iraniana.

O representante da República Islâmica do Irã nas Nações Unidas disse no domingo à noite à Irna que o Irã não tinha ligação e não tinha nada a ver com o ataque à base dos EUA”, diz a reportagem.

O texto atribui o ataque a “um conflito entre as forças dos EUA e grupos de resistência na região, que retribuem ataques retaliatórios”. A

ATAQUE

Três soldados dos EUA foram mortos e outros 25 ficaram feridos no domingo (28.jan) em um ataque de drone que atingiu uma base no nordeste da Jordânia, perto da fronteira com a Síria. A informação foi divulgada pelo Comando Central dos EUA. Eis a íntegra do comunicado, em inglês (PDF – 85 kB).

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, culpou o Irã pela ação. “Embora ainda estejamos recolhendo os fatos desse ataque, sabemos que foi realizado por grupos militantes radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque”, disse em comunicado oficial. Eis a íntegra do texto, em inglês (PDF – 52 kB).

Biden afirmou ainda que o governo norte-americano “responsabilizará todos os envolvidos ​​no episódio”.





Source link

Leave a Comment