Linux Foundation lança Valkey – SempreUpdate


Recentemente, houve uma grande mudança do Redis para adotar o licenciamento disponível de fonte dupla para todos os seus lançamentos daqui para frente (Redis Source Available License v2 e Server Side Public License v1), a Linux Foundation anunciou hoje seu fork do Redis. Assim, devido a essa mudança, a Linux Foundation lança Valkey , uma espécie de fork deste recurso. Google, AWS, Oracle e outros estão ajudando a formar este novo projeto.

A Linux Foundation veio a público hoje com sua intenção de bifurcar o Valkey como uma alternativa de código aberto para o armazenamento em memória Redis. Devido às mudanças de licenciamento do Redis, a Valkey está forking do Redis 7.2.4 e manterá uma licença BSD de cláusula 3.

Linux Foundation lança Valkey

Linux Foundation lança Valkey

Google, AWS, Oracle e outros estão ajudando a formar este novo projeto Valkey. O comunicado de imprensa da Linux Foundation compartilha:

“Para continuar melhorando essa importante tecnologia e permitir a distribuição irrestrita do projeto, a comunidade criou o Valkey, um armazenamento de valor-chave de alto desempenho de código aberto. Valkey suporta as plataformas Linux, macOS, OpenBSD, NetBSD e FreeBSD.

Além disso, a comunidade continuará trabalhando em seu roteiro existente, incluindo novos recursos, como uma migração de slot mais confiável, melhorias dramáticas de escalabilidade e estabilidade para o sistema de clustering, melhorias de desempenho multi-thread, gatilhos, novos comandos, suporte à pesquisa vetorial e muito mais.

Os participantes do setor, incluindo Amazon Web Services (AWS), Google Cloud, Oracle, Ericsson e Snap Inc., estão apoiando a Valkey. Eles estão focados em fazer contribuições que apoiem a saúde e a viabilidade do projeto a longo prazo para que todos possam se beneficiar dele.”

Este fork Redis está sendo desenvolvido no GitHub via valkey-io/valkey. Continua a haver outros forks Redis, bem como o KeyDB multi-threaded, bem como Redict. Mas com Valkey tendo o apoio da Linux Foundation e outras grandes organizações, presumivelmente Valkey vai atirar para a vanguarda como a comunidade de código aberto alternativa ao Redis.



Source link

Leave a Comment