Milhares de pessoas no RS seguem sem energia desde 3ª feira


21.000 pontos do Estado têm o fornecimento afetado; abastecimento de água foi regularizado, segundo o governo gaúcho

Seis dias após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na 3ª feira (16.jan.2024), cerca de 21.000 pontos do Estado seguem sem energia elétrica, de acordo com o governo gaúcho. 

Em boletim divulgado nesta 2ª feira (22.jan.2024), o governo do Rio Grande do Sul informou que 20.456 pontos no Estado estavam sem energia até às 12h. Entre os pontos abastecidos pela RGE (Rio Grande Energia), 9.456 continuam sem eletricidade. Já entre os atendidos pela CEEE Equatorial, 11.000 clientes ainda não tiveram a situação normalizada.

Foi divulgado ainda que 5 municípios estão sem serviço de telefonia e internet, parcial ou integralmente, atendidos pela TIM. Segundo a atualização, o abastecimento de água se encontra normalizado desde sábado (21.jan).

As concessionárias RGE e CEEE Equatorial sofreram danos na rede elétrica após objetos, árvores e galhos serem arremessados pelos fortes ventos.

O governo gaúcho informou que a divulgação dos boletins seguirá sendo realizada até o restabelecimento total dos serviços. Ela ocorre 3 vezes ao dia (8h, 12h e 18h).

Tempestade no RS

Na última 3ª feira (16.jan), um temporal no Rio Grande do Sul provocou quedas de árvores, destelhamento, bloqueou ruas e interrompeu o fornecimento de energia em ao menos 29 cidades, segundo a Defesa Civil. Um homem morreu ao ser atingido pela marquise de um supermercado que caiu por causa da força dos ventos. 

Na 6ª feira (19.jan), o governo federal reconheceu situação de emergência em Porto Alegre, capital gaúcha, e em outros 21 municípios. O decreto facilita a ajuda da Defesa Civil e permite que a administração municipal solicite e receba, em menos tempo, recursos federais e estaduais.

Assista a vídeos do temporal (1min25):





Source link

Leave a Comment