[ad_1]
Levantamento encomendado pelo governo também traz SP e RJ entre mais citados; no exterior, Argentina é o principal destino
Pesquisa realizada pelo Ipri (Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem), da FSB, a pedido do Ministério do Turismo, mostrou que a região Nordeste é a mais procurada pelos brasileiros para viagens no verão. O levantamento “Tendências do Turismo para 2024” mostrou que 1 em cada 3 brasileiros deve viajar na alta temporada, sendo 97% para destinos nacionais. Eis a íntegra da pesquisa (PDF – 4 MB).
Entre quem fará viagens de férias no verão, 42% buscam o Nordeste e 41% o Sudeste. O Sul é o destino de 19%, enquanto 6% vão para o Centro-Oeste e 5% para o Norte. A maioria (66%) utilizará carro próprio para a viagem. Outros 29% se deslocarão de ônibus e 23% de avião.
Por Estado, os principais destinos são:
- São Paulo – citado por 19%;
- Rio de Janeiro – 12%;
- Bahia – 12%;
- Santa Catarina – 9%;
- Ceará – 7%;
- Minas Gerais – 6%;
- Pernambuco – 6%;
- Rio Grande do Sul – 6%;
- Alagoas – 5%;
- Maranhão – 4%.
Dentre os 3% que farão voos internacionais, a Argentina é o destino mais procurado, com 38%. Na sequência aparecem Inglaterra e Paraguai, com 17% das menções cada um.
Além dos mais buscados para 2024, a pesquisa também revelou os locais que os brasileiros mais têm vontade de conhecer. Em uma escala de interesse que varia de 0 a 10, Salvador foi a campeã, teve média de 7,1. A ilha de Fernando de Noronha ficou em 2º, com 6,9, enquanto Rio de Janeiro (6,7), Lençóis Maranhenses (6,5) e Florianópolis (6,4) apareceram na sequência.
“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
METODOLOGIA
Foram realizadas 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas de 7 a 11 de dezembro de 2023.
[ad_2]
Source link