O que é Android QPR?


O Android QPR é um termo recorrente em notícias sobre lançamentos e atualizações do sistema do Google e, para matar a sua curiosidade sobre seu significado, o Canaltech explica abaixo o que você precisa saber sobre a versão de testes do Robô Verde.

Significado de Android QPR

QPR é sigla para Quarterly Plataform Release (ou Lançamento Trimestral da Plataforma, em livre tradução), é uma versão Beta do sistema operacional do Google. Ela é lançada de forma periódica e tem como público-alvo programadores de aplicativos, mas jornalistas, entusiastas de tecnologia e curiosos de plantão também podem ter acesso ao software de testes.

Continua após a publicidade

O diferencial dessa versão do Robô é conceder acesso antecipado aos recursos e lançamentos mais recentes do Android, permitindo que os desenvolvedores a vasculhem para checar desempenho, detectar erros, sugerir modificações e outras formas de contribuição. Desse jeito, essas novidades correm menos risco de serem disponibilizadas com problemas para usuários do Android estável.

As atualizações do Android QPR geralmente chegam primeiro para usuários do Google Pixel desde que essa seja a versão do sistema instalado nele. Quem tem esse tipo de celular pode cadastrá-lo no Programa Android Beta para baixar o sistema de teste. 

Assim que o registro é feito, você passa a receber as famosas atualizações OTA (over-the-air): um esquema de distribuição de novas atualizações de software automáticas do Google. No caso, é possível ter acesso às novas compilações do Android até a chegada do lançamento definitivo no QPR.

Continua após a publicidade

Exemplo de atualização

Para ter uma noção mais clara sobre o funcionamento do Android QPR, é possível tomar como exemplo a versão do sistema baseada no Android 14, lançada em outubro de 2023. Os modelos da linha Pixel que podiam fazer download dele eram os seguintes:

A partir daí, os exemplos mudam conforme a evolução do Android e da linha Pixel, que eventualmente receberão novas atualizações tanto de software como de hardware (Android QPR 15, Pixel 9 e por aí vai).

Continua após a publicidade

Geralmente, o próprio Google sugere a adesão ao Android QPR Beta. Os usuários, por sua vez, podem recusar o ingresso no programa e optar por aguardar as atualizações definitivas (e estáveis) do sistema operacional.

Agora, se você tem interesse em instalar o Android QPR, o mais recomendável aqui é fazer backup de todos os seus arquivos antes de instalar o Beta, pois a troca de sistemas irá formatar completamente o aparelho.



Source link

Leave a Comment