[ad_1]
O visionOS é o sistema operacional da Apple dedicado ao Vision Pro, o headset de realidade mista, e integrado aos demais produtos da marca. Além disso, o software oferece a instalação de aplicativos pela App Store e segue o conceito da computação espacial.
Apple Vision Pro
O sistema operacional é exclusivo para o Vision Pro. Isso significa que, para utilizá-lo, você precisa ter uma unidade dos óculos de realidade virtual da Apple
Continua após a publicidade
Por conta desse fator, o uso do visionOS é inteiramente independente de telas convencionais, mouses ou teclados. No lugar, o sistema registra o movimento dos olhos, gestos com as mãos ou comandos de voz para abrir apps, acessar a internet, dar play em música e afins.
Computação espacial
O visionOS abraça inteiramente o conceito de “computação espacial”, que mescla os conteúdos digitais e os espaços físicos em um modelo tridimensional — essa é a forma como a Apple se refere à realidade mista. Assim, os apps e demais ferramentas são exibidos em janelas flutuantes ao redor do usuário.
Continua após a publicidade
Ao girar a cabeça, dá para visualizar outros aplicativos em execução, como se houvesse múltiplos monitores conectados ao mesmo dispositivo. Em paralelo, é possível visualizar o ambiente no plano de fundo sem precisar tirar o óculos.
Integração e aplicativos
Os usuários contam com alguns apps nativos, como o Safari, Fotos, Notas, Facetime e Apple Maps, todos integrados com o ecossistema da Apple. Além disso, também é possível conectar o Magic Keyboard para digitar com mais conforto ou até espelhar a tela do MacBook para o Vision Pro.
Continua após a publicidade
Você também pode conectar um controle de videogame, como o DualSense Edge do PS5, para rodar jogos no Vision Pro.
A plataforma também vem com a App Store para instalar aplicativos de terceiros prontos para o visionOS ou softwares de iOS e iPadOS compatíveis com o novo sistema operacional da Apple.
[ad_2]
Source link