Oposição turca ganha eleições municipais nas 3 maiores cidades


Candidatos do partido CHP derrotaram seus adversários do AKP, legenda do presidente Recep Tayyip Erdogan, em Istambul, Ancara e Esmirna

O principal partido de oposição na Turquia, o CHP (Partido Republicano do Povo), venceu as eleições municipais nas 3 maiores cidades do país: Istambul, Ancara e Esmirna. Os turcos foram às urnas no domingo (31.mar.2024).

Com 99,99% das urnas foram apuradas, dados do Supremo Conselho Eleitoral, divulgados pela agência estatal Anadolu nesta 2ª feira (1º.abr) até as 14h (horário de Brasília), mostram que, em Istambul, o candidato do CHP, Ekrem Imamoglu, foi reeleito prefeito com 51,14%.

O seu adversário Murat Kurum recebeu 39,59% na maior cidade turca. O político pertence ao AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento). A legenda é liderada pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que comanda o país há mais de 20 anos.

Imamoglu é apontado como um potencial opositor de Erdogan para as eleições presidenciais turcas em 2028. Em publicação no X (ex-Twitter) depois dos resultados, o prefeito de Istambul afirmou que domingo (31.mar) foi um dia que marcou um “momento crucial” para a cidade e para a democracia no país.

“Ao comemorarmos nossa vitória, enviamos uma mensagem retumbante ao mundo: o declínio da democracia termina agora. Istambul é um farol de esperança, uma testemunha da resistência pelos valores democráticos em face ao autoritarismo crescente”, disse.

Em Ancara, 2ª maior cidade do país, o candidato de oposição Mansur Yavas (CHP) saiu vitorioso com 60,38% dos votos e conquistou sua reeleição. Turgut Altinok, do AKP, ficou com  31,69%.

O CHP também liderou a disputa em Esmirna, a 3ª maior cidade turca. Cemil Tugay foi eleito prefeito da região com 48,96%. O candidato governista Hamza Dag recebeu 37,06%.

Derrota política

Os resultados do pleito municipal nas principais cidades da Turquia representaram uma derrota política para o partido do presidente turco. Em discurso na noite de domingo (31.mar), a apoiadores, Erdogan disse que o AKP “não conseguiu obter os resultados” que esperava.

Também afirmou que a legenda “avaliará de coração aberto os resultados das eleições de 31 de março e se envolverá em uma autocrítica corajosa”.





Source link

Leave a Comment