PCIe 6.0 via fibra óptica entregam velocidades de até 64 GT/s


Uma parceria entre a Nubis Communcations e a Alphawave Semi apresentou um novo interconector em fibra óptica para barramento PCI Express 6.0. A tecnologia entrega larguras de banda de até 64 GT/s, criando potencial para viabilizar servidores mais potentes e capacidade de realizar integração de componentes a distâncias muito maiores sem perda de desempenho ou dados.

A demonstração utiliza um subsistema PCIe da Alphawave baseado em controladores PipeCORE PHY com interconectores ópticos Nubis XT1600 PCIe 6.0 x8. Um detalhe importante é que as taxas de transferência de 64 GT/s não consideram não dependem de retimers para entregar o dobro da largura de banda de barramentos PCIe 5.

“Nosso alto nível de integração com 16 pistas full-duplex em um único motor óptico de baixo consumo e baixa latência é ideal para [oferecer] o máximo da largura de banda do PCIe x16 da próxima geração de implementações de armazenamento e servidores.”, afirmou Scott Schube, Vice-Presidente de Marketing da Nubis Communications.

Continua após a publicidade

Ideal para clusters maiores

Atualmente, muitos serviços ainda utilizam interconectores de cobre para interligar servidores em clusters de computação de alto desempenho (HPC). Além da questão natural do aquecimento desses interconectores pela própria resistência do cobre, o material apresenta uma forte degradação de sinal em distâncias maiores.

As soluções PCI Express por fibra óptica dão conta de amenizar bruscamente os dois problemas, oferecendo a capacidade de criar clusters maiores, com mais dispositivos, com baixíssima perda de sinal, e menor consumo de energia. Produtos como este são especialmente importantes para os segmentos de servidores de IA e Aprendizado de Máquina, ambos em crescimento exponencial.

Continua após a publicidade

A Nubis afirmou que já está aceitando solicitação de amostras do Nubis XT1600, mas esclareceu também que a solução em parceria com a Alphawave é personalizada, sob demanda, e não está relacionada ao padrão óptico da PCI-SIG, organização que desenvolve e licencia o barramento PCI Express.



Source link

Leave a Comment