Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?


Gosto não se discute. Porém, neste artigo, vamos apresentar algumas das mais famosas distribuições Linux de todos os tempos. A fama delas não ocorre por acaso: são muito usadas e aclamadas por quem as possui. Então, vamos dar uma olhada nas 10 principais distribuições Linux, em ordem decrescente. Claro que a lista não se encerra aqui. São apenas algumas das principais distribuições. Vamos a elas.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?

10. Arch Linux

O Arch Linux se destaca no ambiente Linux porque não é baseado em nenhuma outra distribuição. Além disso, praticamente todos a conhecem e tem excelente aceitação na comunidade. Tradicionalmente, o Arch não é recomendado para novos usuários, principalmente porque o processo de instalação é um pouco complicado, pois exigirá uma grande intervenção por parte do usuário. Isso requer um certo grau de conhecimento sobre partiçõesLVM e Linux em geral para ter uma instalação bem-sucedida. A boa notícia é que é justamente isso que dá ao usuário a liberdade de personalizar o sistema ao seu gosto. Hoje, o sistema disponibiliza o archinstall para facilitar o proc esso de instalação.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
Arch Linux

9. RHEL

RHEL (Red Hat Enterprise Linux) é mais conhecido e mais usado como uma distribuição para servidores Linux, sua versão desktop não é tão popular, mas continua a melhorar sua aparência visual ano após ano.

O RHEL tornou-se uma escolha ideal para empresas e organizações devido ao seu ambiente estável e bem suportado, tornando-o adequado para uma ampla gama de aplicações.

O sucesso da RHEL é atribuído aos seus recursos robustos, atualizações oportunas e suporte abrangente da Red Hat, a empresa por trás de seu desenvolvimento.

Como resultado, muitas empresas dependem do RHEL para alimentar seus servidores e infraestrutura, garantindo operações suaves e eficientes. Com uma interface amigável e um foco na estabilidade, o RHEL continua a ser uma distribuição Linux confiável e amplamente utilizada no cenário em constante evolução dos sistemas operacionais de código aberto.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?

8. Elementary

Outra distribuição Linux voltada para usuários da Microsoft e Apple, o Elementary (ou Elementary OS), também é baseada no Ubuntu. A aparência visual bem trabalhada é a principal característica desta distribuição. Ele surgiu pela primeira vez em 2011 e atualmente está em sua sétima versão estável (codinome “Horus”, que saiu no ano passado) e é baseado no Ubuntu 22.04.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
Linux Elementar

7. Zorin

Esta é uma das principais distribuições Linux. Podemos dizer que o Zorin ressuscitou das cinzas este ano. O propósito sempre foi facilitar a vida de quem migra do Windows para o Linux. Esta distribuição baseada no Ubuntu. Tem uma GUI semelhante ao Windows e muitos programas semelhantes aos encontrados no Windows.

O principal objetivo desta distribuição é fornecer um sistema operacional gratuito semelhante ao Windows, permitindo que os usuários do Windows desfrutem do Linux sem problemas. Zorin 17 saiu no ano passado e já possui algumas atualizações importantes. Uma característica negativa é a dificuldade de usuários antigos migrarem para novas versões. A disponibilização dessas atualizações demora. Porém, é um sistema muito rápido e com vários atrativos.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
ZorinOS

6. Fedora

O Fedora  faz parte do Projeto Fedora (patrocinado pela Red Hat, Inc.). O Fedora é que ele está sempre na liderança da integração de novas versões de pacotes e tecnologias na distribuição. Em outras palavras, se você quer o mais recente e melhor software FOSS, o Fedora é um dos primeiros lugares onde você deve olhar.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
Fedora Gnome Desktop

5. Manjaro

Manjaro, uma distribuição baseada em Arch Linux experimentou um crescimento notável durante 2016. Sem dúvida, aproveitando a robustez do Arch Linux e seus recursos, os mantenedores do Manjaro foram capazes de garantir consistentemente uma experiência agradável tanto para usuários Linux novos quanto experientes.

Se você não se lembra de mais nada sobre o Manjaro, tenha em mente que ele vem com ambientes de desktop pré-instalados, aplicativos gráficos (incluindo um centro de software) e codecs multimídia para reproduzir áudio e vídeos.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
Manjaro Linux

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?

4. openSUSE

Junto com o Ubuntu, o OpenSUSE é uma das alternativas gratuitas para o (Red Hat Enterprise Linux). Além disso, o OpenSUSE é (de acordo com seus desenvolvedores) o sistema operacional de escolha tanto para novos usuários quanto para geeks. Além de tudo isso, os renomados e premiados produtos SUSE Linux Enterprise são baseados no OpenSUSE. Uma nova versão do openSUSE Leap 15.5 foi lançada no ano passado.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
OpenSuse Linux

3. Ubuntu

Para quem já usa Linux, esta distribuição dispensa maiores apresentações. Seja o usuário comum ou empresas que precisam de suporte profissional, o Ubuntu se destaca. Embora a ajuda profissional esteja disponível sob um contrato de suporte, o Ubuntu tem uma grande base de usuários e o suporte da comunidade também é excelente.

Além disso, o Ubuntu está disponível nas edições desktop e server e é baseado no Debian, também é um sistema operacional sólido. As edições de Suporte de Longo Prazo (LTS) têm suporte garantido por 5 anos após sua data de lançamento. Além disso, você verá nesta lista que várias distribuições de desktop são baseadas no Ubuntu – e essa é outra razão para sua popularidade.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
Ubuntu Linux

2. Debian

Com mais de 30 anos no ecossistema Linux, o Debian se destaca por sua robustez, estabilidade e ciclo de lançamento bem oleado. Além disso, é a distribuição com o maior número de pacotes disponíveis e uma das principais opções para servidores. A versão estável atual (versão 12.5, codinome bookworm) será substituída pelo Debian 13 (codinome trixie) por volta de meados de 2025.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
Debian Linux

1. Linux Mint

Linux Mint é uma distribuição estável, robusta e elegante baseada no Ubuntu. Uma das razões por trás de sua popularidade é o fato de que até a versão 20.x incluía um monte de software útil (como codecs multimídia).

No entanto, isso terminou com a versão 21, deixando para os usuários instalarem esses pacotes depois que o sistema operacional estiver em funcionamento. Para deixar claro – não é que o Linux Mint tenha descontinuado o suporte para codecs multimídia e outros softwares com os quais era fornecido até pouco tempo atrás.

A razão por trás dessa decisão é simples: os codecs de envio não melhoraram significativamente a distribuição e isso significou muito trabalho para os desenvolvedores. É preciso por causa disso que o Linux Mint muitas vezes é a distribuição preferida de usuários novos e experientes – um sistema operacional completo pronto para uso após a instalação.

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?

Techmint



Source link

Leave a Comment