Qual é a diferença entre jacaré e crocodilo?


Perceber qual é a diferença entre jacaré e crocodilo exige muita atenção aos detalhes, uma vez que estes animais compartilham muitas características físicas, por integrarem a mesma ordem — Crocodylia. Aprender sobre as características particulares de cada um pode ajudar a identificar de forma mais eficiente.

Tanto jacarés quanto crocodilos podem ser definidos como répteis grandes, com quatro patas curtas e uma cauda longa e musculosa, pele áspera e cheia de escamas. Essas características físicas são adaptadas para a vida aquática, já que ambos são encontrados em ambientes como rios, lagos e pântanos.

No que diz respeito ao comportamento, crocodilos e jacarés compartilham semelhanças na caça e na forma como capturam suas presas. São predadores eficazes que se aproximam silenciosamente da água para surpreender as “vítimas”.

Continua após a publicidade

Jacaré

Os jacarés geralmente têm focinhos mais curtos e largos, e os dentes são mais uniformes em tamanho. Vale observar que são frequentemente associados a ambientes de água doce, como rios, lagos e pântanos, pois são mais adaptados a ambientes de água doce e têm uma tolerância menor a ambientes salinos

As diferenças de comportamento podem ser sutis, mas em geral, jacarés são frequentemente considerados menos agressivos em relação aos seres humanos, ainda que possam ser perigosos, especialmente se sentirem que estão em perigo ou se estiverem protegendo seus ninhos.

Continua após a publicidade

Jacarés também são conhecidos por produzir vocalizações, especialmente durante a época de reprodução, que podem incluir grunhidos, assobios e outros sons.

Crocodilo

Enquanto isso, crocodilos tendem a ter focinhos mais longos e estreitos e podem ter dentes de diferentes tamanhos, incluindo alguns dentes muito grandes. Em comparação com os jacarés, são mais adaptados a uma variedade de ambientes, o que inclui a água salgada.

Algumas espécies de crocodilos são consideradas mais agressivas em relação aos seres humanos, especialmente em situações de conflito. No entanto, é importante observar que o comportamento  pode variar.

Continua após a publicidade

Outra característica particular dos crocodilos é que, embora também possam produzir sons, sua vocalização tende a ser menos expressiva.

Diferenças entre jacaré e crocodilo

Ao se deparar com a dúvida de qual é a diferença entre jacaré e crocodilo, é importante levar em conta o formato do focinho: nos jacarés, é largo e em forma de U, enquanto nos crocodilos é estreito e em forma de V. As distinções também estão no comportamento (os crodocilos são mais agressivos) e no habitat (crocodilos costumam habitar águas salgadas, e os jacarés não).

Continua após a publicidade

Fonte: Florida Fish and Wildlife Conservation Commission,  Zoological Society of London



Source link

Leave a Comment