Raspberry Pi OS agora é alimentado por Linux 6.6 LTS e melhora o suporte ao Raspberry Pi 5


O sistema operacional Raspberry Pi OS agora é alimentado por Linux 6.6 LTS e melhora o suporte ao Raspberry Pi 5. A Raspberry Pi Foundation lançou hoje uma nova compilação de seu Raspberry Pi OS baseado em Debian operando para os computadores de placa única Raspberry Pi, adicionando um novo kernel da série Linux 6.6 suportada a longo prazo, componentes atualizados e várias melhorias.

Embora ainda baseado na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, o Raspberry Pi OS agora é alimentado pela série de kernel Linux 6.6 LTS, que é uma grande atualização do kernel Linux 6.1 LTS usado em versões anteriores. Esta atualização também inclui os navegadores mais recentes Chromium 122 e Mozilla Firefox 123.

A nova versão do Raspberry Pi OS oferece melhor suporte para o mais recente Raspberry Pi 5 SBC, melhorando o manuseio do botão liga/desliga. Além disso, ele também adiciona novas configurações para resolução sem cabeça à Configuração de tela, enquanto remove a configuração de resolução sem cabeça para Wayland da Configuração do Raspberry Pi.

Esta versão também melhora a compatibilidade com gerenciadores de janelas alternativos, melhora o novo tema escuro que foi introduzido na versão anterior, garantindo que alguns widgets agora sejam exibidos corretamente, e acelera a abertura dos menus Bluetooth e Rede.

Raspberry Pi OS agora é alimentado por Linux 6.6 LTS e melhora o suporte ao Raspberry Pi 5

Além disso, as janelas popover da barra de tarefas foram substituídas por janelas convencionais, o assistente de desligamento foi atualizado para fechar todos os processos do usuário ao fazer logout e o ícone de áudio na barra de tarefas agora está oculto por padrão se nenhum dispositivo de áudio estiver conectado.

Além disso, a nova versão do Raspberry Pi OS adiciona um cursor de mouse alternativo que é mostrado durante as operações de arrastar e soltar e atualiza o utilitário para permitir que o EEPROM seja atualizado.raspi-config

Por último, mas não menos importante, o servidor WayVNC VNC foi atualizado para melhorar a compatibilidade com vários clientes VNC e para ser controlado pelo systemd, e vários bugs foram conectados para evitar que várias caixas de diálogo de confirmação do gerenciador de arquivos fossem sobrepostas, vazamentos de memória nos menus Volume e Bluetooth e uma falha ao fechar janelas com barras de cabeçalho não-GTK.

Bugs

Um bug que impedia que o carregamento da GPU fosse relatado corretamente no Gerenciador de Tarefas e no plugin também foi resolvido, juntamente com um problema em que os arquivos incorretos eram movidos ao arrastá-los e soltá-los no gerenciador de arquivos, um bug que impedia que as configurações de layout do teclado Wayfire não carregassem, bem como um problema que fazia com que as janelas ficassem ocultas da barra de tarefas em outros monitores.

Raspberry Pi OS agora é alimentado por Linux 6.6 LTS e melhora o suporte ao Raspberry Pi 5

Alguns outros problemas também foram corrigidos e você pode estudar o changelog completo aqui. Infelizmente, o problema que faz com que as redes sem fio não sejam exibidas no assistente de configuração de primeira execução no Raspberry Pi 5 ainda está lá, pelo menos para mim.

Você pode baixar o Raspberry Pi OS 2024-03-12 do site oficial para todos os modelos suportados do Raspberry Pi. Naturalmente, os usuários existentes poderão atualizar suas instalações usando o utilitário de atualização gráfica ou executando os comandos de uma janela de terminal.sudo apt update && sudo apt full-ugprade



Source link

Leave a Comment