[ad_1]
No último dia 20, um relatório divulgado pelo UK Centre for Ecology & Hydrology apontou dicas de como reduzir a poluição proveniente da agricultura, como a redução do consumo de carne e lacticínios, da utilização de fertilizantes e do desperdício alimentar.
O estudo afirma que as ineficiências nas explorações agrícolas e nas práticas de tratamento de águas residuais fazem com que o uso do nitrogênio — vital para o crescimento das plantas, presente nos excrementos animais e nos fertilizantes sintéticos para aumentar a produção agrícola — no sistema alimentar também se torne 18% mais ineficaz.
Segundo o relatório, uma dieta baseada em vegetais poderia reduzir o desperdício de nitrogênio em 84%. As dicas dos pesquisadores envolvem a aplicação de fertilizantes e armazenamento de esterco mais eficientes, melhor tratamento de águas residuais para capturar nitrogênio dos esgotos e ajudar a mudança para dietas mais equilibradas.
Continua após a publicidade
A equipe por trás do relatório alerta que os agricultores, a indústria, o governo e os consumidores têm de ser mobilizados e concordar em trabalhar em conjunto para reduzir as perdas de nitrogênio em todo o sistema alimentar.
Além de não gerar emissões diretamente da pecuária, o cultivo de vegetais e outros produtos vegetais é normalmente mais eficiente do que a pecuária, exigindo menos terra e fertilizantes. Os cientistas concluíram que um conjunto equilibrado de ações com uma melhor gestão agrícola poderia alcançar uma redução de 49% nessa poluição por nitrogênio.
Perigos da poluição
Continua após a publicidade
Em 2022, pesquisadores descobriram que mesmo baixos níveis de poluição do ar prejudicam a saúde. Já foi demonstrado que o ar poluído prejudica o cérebro, e pode até mesmo causar demência. Em paralelo, um relatório chegou a apontar que a poluição é a causa de 10% dos casos de câncer na Europa.
[ad_2]
Source link