[ad_1]
O TicWatch Pro 5 é mais uma opção de relógio inteligente, que chega com mais de 100 atividades monitoradas, GPS integrado e NFC. Será que vale a pena comprar o novo smartwatch premium da Mobvoi com o Snapdragon W5 Plus Gen 1? Confira a minha opinião na análise completa.
Design e tela
Continua após a publicidade
O design do TicWatch Pro 5 é muito parecido com o da linha Galaxy Watch, pois o seu corpo circular é todo em alumínio e aço inoxidável. À direita, estão os dois botões, mas o de baixo também funciona como coroa giratória para facilitar a navegação pelos menus.
No TicWatch Pro 5, encontramos duas telas de 1,43 polegada com painéis diferentes. O display principal é OLED, com cores mais vívidas e fidedignas. Já o visor sobreposto é LCD, e tem a função exibir informações básicas no modo Always on Display, bem como reduzir o gasto de bateria no uso contínuo.
Continua após a publicidade
Um ponto interessante é o fato de ele ter saída de som e microfone. Isso facilita na hora de ouvir e responder mensagens de voz do WhatsApp e Telegram, por exemplo. Além disso, é uma forma de atender ligações sem precisar pegar no celular.
Algo que pode incomodar no uso contínuo do smartwatch é a sua pulseira. Apesar de confortável, o material emborrachado apresenta uma fragilidade incoerente com o relógio premium, demonstrando que a troca será necessária em poucos meses de uso.
Sistema operacional
Continua após a publicidade
O TicWatch Pro 5 tem o sistema operacional Wear OS 3.5. A interface é visualmente simples, mas explora bastante o material design do Google. No relógio, existem 12 opções de planos de fundo — watchfaces — para customizar o dispositivo, mas o aplicativo Mobvoi Health garante mais de 100 alternativas.
Apesar de a Mobvoi entregar o SO atualizado para os usuários neste wearable, a incerteza de updates faz muita gente ficar com receio de comprar o aparelho. Isso porque o TicWatch Pro 3, que é um relógio relativamente recente, não está mais sendo atualizado.
Somado a isso, o relógio inteligente continua com o Wear OS 3.5, sendo que o Galaxy Watch 6, por exemplo, já está atualizado com a 4ª geração do software. Esse atraso, mesmo que pareça pequeno, já começa a confirmar os temores dos usuários.
Continua após a publicidade
Monitoramento de saúde
O TicWatch Pro 5 tem sensores para monitorar os batimentos cardíacos, sono e oxigenação no sangue (SpO2). Porém, senti falta do rastreio do ciclo menstrual, já que é uma função presente até mesmo em smartbands.
No uso prático, os monitoramentos gerais são precisos, principalmente o cardíaco. Entretanto, o rastreio de sono entregou dados imprecisos em relação ao meu período total de descanso, não conseguindo detectar o horário real em que acordei.
Continua após a publicidade
Para quem pratica exercícios, o relógio registra mais de 100 atividades, integrando opções de atividades internas e ao ar livre. O fato de ele ter GPS ajuda no monitoramento da prática esportiva, bem como a mapear as rotas em corrida ou caminhada.
Autonomia de bateria
Por padrão, smartwatches têm uma autonomia inferior aos relógios normais, mas o TicWatch Pro 5 consegue surpreender. No uso prático, ele entrega quatro dias de uso com tranquilidade.
Continua após a publicidade
O mais interessante é que esse consumo é obtido com o modo Always on Display ativo e o sensor de batimentos cardíacos funcionando continuamente. O carregamento do wearable demora 1 hora e meia para ser efetuado via conexão USB.
Integração com celular
Continua após a publicidade
O TicWatch Pro 5 é detectado automaticamente pelo Android, permitindo a conexão via pareamento rápido — fast pair. Porém, para ter a experiência completa com o produto, é recomendável usar o app Mobvoi Health.
Uma vantagem desse modelo é a compatibilidade com mais modelos de smartphones Android, além da presença do NFC para pagamento via aproximação com o Google Pay.
Concorrentes diretos
Continua após a publicidade
O Galaxy Watch 6 é o principal concorrente do TicWatch Pro 5. Ele tem os mesmo recursos, mas com o acréscimo de alguns apps da Samsung, mas a bateria, no entanto, tem uma durabilidade inferior ao TicWatch Pro 5.
Com a queda no preço desde o lançamento, o produto com o valor de R$ 1.700 fica muito próximo do visto no modelo da Mobvoi, mesmo considerando que ele só pode ser adquirido via importação.
Continua após a publicidade
O TicWatch Pro 5 vale a pena?
O TicWatch Pro 5 não vale a pena se você quiser aproveitar todas as novidades das próximas versões do WearOS. O aparelho tem diversos recursos ótimos para o uso diário, sensores precisos, e a sua bateria tem boa autonomia, quando comparada a outros smartwatches.
Entretanto, o fato de não haver uma promessa “carimbada” de atualização do Wear OS para as próximas gerações de maneira rápida, traz insegurança na compra. Afinal, ninguém quer pagar R$ 1.800 em um relógio inteligente para que o software dele se torne obsoleto em um ano de uso.
Continua após a publicidade
[ad_2]
Source link