Samsung confirma que trará seu concorrente Dolby Atmos ainda em 2024


Em novembro passado, a Samsung anunciou que estava trabalhando com o Google para desenvolver uma nova tecnologia de áudio espacial 3D chamada Immersive Audio Model and Formats (IAMF). A empresa confirmou agora que o formato de áudio será lançado ainda este ano para TVs, barras de som e muito mais. Agora, a Samsung confirmou que trará seu concorrente Dolby Atmos ainda em 2024.

Samsung e o concorrente Dolby Atmos

Na CES 2024, a Samsung conversou com profissionais do setor sobre seus planos para a IAMF. De acordo com Chris Chinnock, da Insight Media, a empresa confirmou que o formato de áudio 3D começará a ser lançado ainda este ano. Além disso, o YouTube também começará a lançar conteúdo que apoia a IAMF ainda este ano.

No entanto, ao contrário do Dolby Atmos, você não precisará gastar dinheiro em novos equipamentos estilo Atmos. De acordo com o que sabemos, este formato funcionará em TVs da geração anterior e sistemas de som legados após uma atualização de firmware, mas não se sabe até onde irá o suporte. Também não se sabe se a marca IAMF permanecerá por aqui ou se a gigante da tecnologia apresentará um nome mais atraente quando chegar.

samsung-confirma-que-trara-seu-concorrente-dolby-atmos-ainda-em-2024

Quando o YouTube lançar suporte IAMF, o formato de áudio 3D poderá não funcionar na web. Como navegadores como o Chrome suportam apenas saída estéreo, é possível que o IAMF fique limitado a celulares e TVs.

O IAMF, ou como quer que seja chamado, será isento de royalties e de código aberto, ao contrário do Dolby Atmos, que é portador de royalties. Já estamos ansiosos para ver essa tecnologia em ação e essa concorrência também.

Parceria Samsung e Google

A tecnologia IAMF é uma solução de áudio 3D. O objetivo é trazer áudio envolvente para o público mainstream. Com modelos e formatos de áudio imersivos, o Google e a Samsung desejam levar o áudio 3D aos consumidores convencionais. Embora o áudio espacial seja um recurso revolucionário, ele não chegou à maioria das configurações de home theater. Afinal, nem todos os dispositivos de áudio domésticos são capazes de traduzir dados de áudio 3D.

Hoje, não é difícil obter sistemas de home theater com recursos de áudio envolventes. Há um bom número de opções acessíveis no mercado. No entanto, a maioria dessas opções acessíveis não possui recursos avançados de decodificação de áudio 3D. Essa incapacidade resulta em áudio com detalhes limitados. A tecnologia da Samsung em parceria com o Google deve deixar as coisas mais interessantes.



Source link

Leave a Comment