Sony Xperia 1 VI pode perder tela 4K e apostar em corpo mais largo


Esperado como o próximo celular premium da Sony, o Xperia 1 VI pode trazer mudanças drásticas em relação aos antecessores, abandonando algumas das características que tornam a linha única. Novos rumores sugerem que a gigante japonesa estaria considerando deixar de lado a tela 4K para seguir os concorrentes ao adotar uma tela mais larga, dois dos maiores diferenciais da família Xperia.

As informações são do leaker Zackbuks, e sugerem que o novo Xperia 1 abandonaria a proporção 21:9, mais estreita na vertical, pensada para incentivar o uso do telefone na horizontal, para seguir a concorrência e adotar a proporção 19,5:9. Esse formato ainda é mais estreito que o 16:9, mas é tido como bastante equilibrado e está presente em outros flagships como o Galaxy S24 Ultra e o iPhone 15 Pro Max.

Tudo indica que a companhia também estaria prestes a reduzir a resolução máxima do telefone, que sairia do 4K e seguiria para o Quad HD+, mais uma vez tomando o rumo dos rivais. Caso se confirme, este seria o primeiro topo de linha da Sony desde a primeira geração do Xperia 1 a usar um painel de menor resolução — as decisões teriam um grande impacto por eliminar dois dos maiores diferenciais dos celulares da empresa.

Continua após a publicidade

Mais ainda, as modificações teriam impacto no tamanho, o que poderia desagradar quem prefere a tela mais estreita, em virtude do conforto na pegada que a proporção oferece. Por outro lado, a gigante deve continuar trabalhando em um design quadrado, similar ao dos anos anteriores. O rumor aponta que o Xperia 1 VI seguiria a aparência do Xperia 1 V, mesmo que possa haver pequenos ajustes, como mudanças no acabamento do vidro traseiro.

Zackbuks encerra sugerindo que o anúncio do dispositivo estaria próximo, devendo ocorrer em maio, após a estranha ausência de novidades da Sony na MWC 2024. O topo de linha continua envolto em mistério, mas já há alguns detalhes interessantes que apontam para um smartphone mais encorpado que o visto nas gerações anteriores. Como é de se esperar, o processamento seria atualizado para adotar o Snapdragon 8 Gen 3, mais recente chipset premium da Qualcomm.

Continua após a publicidade

As memórias receberiam upgrades, ganhando uma opção de 16 GB para acompanhar o modelo base de 12 GB, adição mais que bem-vinda considerando o posicionamento avançado da linha. O aparelho também manteria a tradição de embarcar melhorias notáveis nas câmeras, utilizando agora três sensores Exmor-T de 48 MP e aprimorando as capacidades de zoom.

Características como bateria e preço seguem desconhecidos, mas não espere por valores acessíveis. Se for de fato apresentado em maio, o Xperia 1 VI deve receber novidades muito em breve, seja de forma oficial, ou em novos vazamentos que devem ocorrer até lá.

Fonte: Zackbuks (em chinês)



Source link

Leave a Comment