SpaceX faz teste bem-sucedido da nave Starship


O foguete será usado pela Nasa na missão Artemis, que pretende levar o homem de volta à Lua

A SpaceX realizou nesta 5ª feira (14.mar.2024) o melhor teste do foguete Starship, o maior já fabricado pela empresa de Elon Musk. Foi o 3º voo não tripulado da Starship e o único a deixar a órbita.

A empresa perdeu o contato com a nave quando se preparava para reentrar na atmosfera. O planejamento inicial era que o foguete pousasse no Golfo do México. Nos 2 primeiros lançamentos, os protótipos haviam explodido poucos minutos depois da decolagem.

Assista à decolagem (36s):

A Starship tem 121 metros de comprimento e 150 toneladas. Foi lançada da base Starbase no Estado do Texas, às 8h25 do horário local (10h25 no horário de Brasília). A empresa transmitiu o teste com o sinal dos satélites da Starlink, braço de satélites de comunicação da SpaceX.

Um dos destaques no voo foi o sucesso na separação da Starship do SuperHeavy, propulsor do foguete, utilizado para fornecer a força necessária para impulsionar a nave através da atmosfera. Apesar da falha no pouso, representantes da SpaceX consideraram o teste bem sucedido.

Dono da SpaceX, o magnata Elon Musk confirmou, por meio da rede social X (antigo Twitter), que a Starship deve realizar pelo menos 6 voos nesse ano.

A importância do teste se dá pela intenção da SpaceX e da Nasa de utilizar a Starship nas missões da Artemis, que visam a levar o homem de volta à Lua em 2026. A nave de Elon Musk será usada para levar cargas ao satélite natural.





Source link

Leave a Comment