Star Wars quer ampliar revisão do cânone em novas HQs da Marvel


A revisão e a ampliação do cânone de Star Wars por meio dos quadrinhos da Marvel Comics têm sido um sucesso para enriquecer e dar mais estofo à trilogia original da Saga Skywalker. Além disso, tem plantado intrigantes novos elementos à continuidade retroativa, que podem se desenvolver em interessantes características de personagens e ambientação, assim como também em enredos conectados às raízes da franquia. 

Desde que a Disney comprou a Lucasfilm em 2012, a companhia vem revisando e ampliando o universo de Star Wars por meio de livros, games, animações, filmes e, principalmente, em HQs publicadas pela Marvel Comics.

Os quadrinhos publicados pela Casa das Ideias têm explicado detalhes que faziam parte de questionamentos de fãs, e também tem enriquecido cenários, povos, culturas, aspectos de personagens, e tudo o que acabava perdido em ideias nunca exploradas e conceitos apenas vistos em games e livros consumidos pela comunidade mais devota.

Continua após a publicidade

Os títulos publicados pela Marvel têm sido produzidos por excelentes roteiristas e ilustradores, com uma direção precisa de editores. E isso tem trazido novos personagens e elementos tão interessantes, e de uma forma tão bem planejada, que a continuidade retroativa tem sido muito bem aceita.

Ou seja, coisas que nunca foram vistas anteriormente, parecem que sempre existiram, graças ao conteúdo bem planejado que acrescenta elementos que fazem sentido e respeitam a cronologia original. Por exemplo, Luke Skywalker e Darth Vader ganharam mais profundidade, assim como novos poderes; os droids e sua importância foram explicados com mais detalhes, e tanto os Sith como os Jedi ganharam mais estofo em suas crenças e organizações.

Isso deu tão certo que o projeto se espalhou por vários personagens, como Yoda, Obi-Wan Kenobi e Han Solo, e até chegou em “coadjuvantes de luxo”, a exemplo de Chewbacca e Lando Calrissian. Além disso, novos personagens foram criados, como a Doutora Aphra, que se tornou favorita dos fãs; e, recentemente, essa iniciativa até ganhou um grande evento próprio, Dark Droids, que atravessou todos os títulos regulares publicados pela Marvel.

Continua após a publicidade

Para a infelicidade de quem vem se esbaldando com esses títulos, o fim dessa fase parece muito próximo. Como a maioria das revistas de Star Wars publicadas pela Marvel estão atualmente acontecendo entre O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, a linha temporal atualmente está chegando bem perto da conclusão da trilogia original da Saga Skywalker

E aí entra uma HQ aparentemente despretensiosa, mas que alimenta esperanças.

Vem mais por aí?

Muitos dos leitores que vêm acompanhando as publicações de Star Wars pela Marvel acreditam que novos quadrinhos ambientados na primeira trilogia da Saga Skywalker possam estar a caminho. E uma HQ lançada há pouco tempo talvez esteja confirmando isso.

Continua após a publicidade

Atenção para spoilers de Star Wars: Doctor Aphra #40!

Como visto em Doctor Aphra #40, lançada recentemente, a arqueóloga e especialista em drones Doutora Aphra descobre ruínas de um Templo Jedi no planeta Rocedila. Lá ela encontra um livro raro escrito pela Ordem Jedi no passado antigo, e o conteúdo desse artefato apresenta mapas estelares e divisões de setores esquecidos.

Esse livro pode trazer detalhes de mundos que os antigos Jedi descobriram durante os primeiros dias da República — e, claro, esses elementos têm grande potencial para ajudar a definir o futuro da própria Ordem Jedi.

Continua após a publicidade

No passado, o cânone estabelecido de Star Wars confirmou que Luke Skywalker começou a procurar qualquer vestígio da existência e legado da Ordem Jedi após a morte do Imperador Palpatine, em O Retorno de Jedi. Isso incluía textos sagrados Jedi e mundos notáveis, a exemplo de Ossus, Tython, Elphrona e Ahch-To.

Esse último local é o planeta onde os Jedi construíram seu primeiro templo, que foi escolhido por Luke em seu exílio. Foi para lá que ele foi, após ter falhado em sua tentativa de trazer de volta a Ordem Jedi por causa da corrupção de Ben Solo.

Continua após a publicidade

Ainda existem lacunas anteriores na atual linha temporal explorada pelos títulos da Marvel na trilogia original da Saga Skywalker, como o período em que Luke ainda estava trabalhando para iniciar sua nova Ordem Jedi. E pode ser que essa HQ da Doutora Aphra tenha dado dicas sobre um novo período de publicações de Star Wars na Casa das Ideias.



Source link

Leave a Comment