Texas reforça barreiras em fronteira com México; veja vídeos


A cidade Eagle Pass é epicentro de disputa entre o Estado americano e Biden por causa da crise migratória

A Guarda Nacional do Texas decidiu instalar arames farpados e construir muros às margens do rio Grande, que divide Eagle Pass (Estados Unidos) de Piedras Negras (México). Localizada a cerca de 700 km de Dallas, a cidade norte-americana tem sido usada como rota para entrada de migrantes vindos do país hispânico.

A situação se estende há meses. Em setembro, cerca de 10.000 pessoas entraram ilegalmente pela passagem, segundo reportagem do Wall Street Journal. O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, e o presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, disputam o controle da fronteira com o México.


Leia mais:


Na 6ª feira (26.jan.2024), o prazo dado ao Estado para concordar em reabrir totalmente a área do parque Shelby Park, em Eagles Pass, para Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos expirou. A decisão do Departamento de Segurança Interna norte-americano busca a retomada da região pelas forças federais.

Assista abaixo vídeos da região:

A crise migratória é um tema relevante para as eleições presidenciais dos EUA, que serão realizadas em 2024. Biden busca a reeleição.

Em 12 de janeiro, 3 pessoas (uma mulher e duas crianças) morreram afogados no rio Grande enquanto tentavam chegar a Eagle Pass. O caso se deu poucos dias depois do bloqueio do acesso dos agentes federais à região.

Em processo à Suprema Corte, a procuradora-geral dos EUA, Elizabeth Prelogar, afirmou que o acesso da área havia sido bloqueado pelo guarda texana para os agentes federais mesmo “em circunstâncias de emergência”. As Forças Federais disseram que teriam atuado na situação, caso não houvesse bloqueio.

Assista abaixo o vídeo da região (37s):

O governador Greg Abbott tem sido vocal em suas críticas ao que considera como “omissão” do governo Biden. O republicano defende o controle das autoridades do Texas sobre a área por meio de “todas as ferramentas”.

Em vídeo publicado no X (ex-Twitter), o governador compartilhou um registro em que agendas estaduais prendem imigrantes e elogiou a atuação estadual. Assista abaixo (57s):

 

Veja imagens:

ELEIÇÕES DOS EUA

O democrata Joe Biden deve concorrer com o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) em novembro pela presidência. As prévias do partido de Biden também serão no 2º semestre, em agosto.

O Poder360 preparou um infográfico com as principais datas da eleição presidencial dos EUA.





Source link

Leave a Comment