13 apps Beta para instalar no Android e no iOS


As versões Beta são compilações de testes dos apps para Android e iOS, usadas para que mais pessoas possam experimentar os recursos e reportar falhas antes do lançamento. No geral, essas versões carregam algum tipo de instabilidade, mas antecipam novidades que tendem a ser implementadas no canal estável dos apps, disponível para todos.

Como instalar apps Beta no Android e iOS?

Existem formas distintas para experimentar as funcionalidades dos apps. No Android, é possível baixar as versões Beta como um app normal na Play Store ou ao se inscrever em um programa experimental da loja de aplicativos. Já no iOS, é necessário se cadastrar no canal de testes do programa e instalá-los pelo TestFlight (apps.apple.com), que também depende da liberação de vagas para o ingresso de novos inscritos.

Continua após a publicidade

13 versões Beta para instalar no celular 

A seguir, conheça 13 apps Beta para você instalar no seu celular ou tablet.

1. WhatsApp

O WhatsApp é um dos apps Beta mais populares da atualidade. Disponível para Android e iOS, a versão experimental antecipa a estreia de diversos recursos que ainda estão em desenvolvimento ou estão em liberação gradual no canal estável do mensageiro.

Continua após a publicidade

Para instalar a versão Beta, é preciso ingressar nos programas experimentais dos respectivos sistemas operacionais:

2. Instagram

Continua após a publicidade

Proprietários de celulares e tablets com Android também conseguem instalar a versão beta do Instagram. Contudo, ao contrário do WhatsApp, o programa experimental da rede social de fotos e vídeo é mais acessível, pois geralmente há mais vagas abertas.

3. TikTok

O TikTok disponibiliza uma versão Beta do seu app para Android, também disponível ao se inscrever no programa experimental da Play Store. Assim, você consegue explorar as funções em desenvolvimento antes de todo mundo.

Continua após a publicidade

4. Discord

Já o Discord disponibiliza o Beta para usuários de Android e iOS. Em comum, é preciso se cadastrar no canal de testes nos dois sistemas operacionais para ter acesso às novidades com alguma antecedência.

Continua após a publicidade

5. YouTube

Além do YouTube Labs, que libera alguns extras para assinantes do Premium, o Google também disponibiliza uma versão Beta do app para Android, acessada mediante ao ingresso no programa de testes.

Continua após a publicidade

6. Facebook

Ao contrário do Instagram, a Meta disponibiliza a versão Beta do Facebook para iOS e Android. Isso significa que até donos de produtos da Apple, como o iPhone e iPad, conseguem experimentar o app com antecedência.

7. Netflix

Continua após a publicidade

Assinantes da Netflix conseguem explorar as novidades da plataforma de streaming com antecedência ao aderir aos testes da versão Beta do app para Android. 

8. Google Chrome

Continua após a publicidade

Além do canal estável, o Google oferece outras instâncias do Chrome para testar novos recursos e para que os desenvolvedores se preparem para as eventuais mudanças que vão ocorrer no navegador com o passar do tempo.

Ao contrário do iOS, não é preciso se inscrever em um programa para usar a versão experimental do navegador no Android — basta baixar o aplicativo na Play Store. A seguir, confira as diferenças entre cada versão e os links de download:

  • Beta (Android | iOS): versão mais estável que as demais e traz novidades mais consolidadas e próximas ao lançamento para a canal estável;
  • Dev (Android): liberação de recursos mais rápida que o Beta e mais estável que o Canary;
  • Canary (Android): versão instável, possivelmente sem testes prévios à liberação e com todas as novidades em desenvolvimento pela equipe do Google.

9. Microsoft Edge

Continua após a publicidade

As versões experimentais do Microsoft Edge seguem a mesma lógica do Chrome. Contudo, a Microsoft é mais restrita na oferta do Beta do navegador para Android e iOS, diferentemente do que ocorre com Windows, macOS e Linux. Veja como acessar a prévia do navegador:

10. Google Maps

As novidades do Google Maps também podem ser testadas antes da estreia oficial ao baixar a versão Beta do app para Android. O download é realizado pela própria Play Store ao se inscrever no programa experimental.

Continua após a publicidade

11. Waze

O Waze exige uma inscrição na comunidade Beta pelo site da plataforma (waze.com) para ter acesso à versão experimental do aplicativo. Segundo o Google, o ingresso e a participação ativa são essenciais para receber os recursos em desenvolvimento e permanecer no grupo.

As formas de ingresso também são diferentes. No iOS, os participantes recebem o link do TestFlight em até sete dias após a entrada na comunidade Beta. Já no Android, é só fazer o ingresso pela Play Store e atualizar o app em seguida — ou seja, envie feedbacks com frequência para não ser removido.

12. Google 

Até o Google oferece uma versão Beta para o aplicativo do seu buscador. Novamente, ela está disponível para qualquer usuário mediante à participação do programa experimental da Play Store (Android).

13. Files do Google

O Google libera recursos antecipados para que outras pessoas possam experimentá-los para encontrar falhas ou até sugestões de melhorias. Para instalar a versão Beta do Files, você só precisa se inscrever no programa experimental da Play Store e atualizar o aplicativo.

Como encontrar outros apps Beta

Ao contrário do iOS, o Android possui uma ferramenta para encontrar outros apps experimentais: o Beta Maniac. A plataforma verifica os softwares instalados no seu celular ou tablet para, em seguida, listar quais possuem versões Betas abertas ou não.

Veja como usá-lo e ingressar em outros programas de teste:

  1. Baixe o Beta Maniac (play.google.com);
  2. Abra o app e faça login na sua conta do Google;
  3. Acesse a aba “Participar”;
  4. Selecione um dos aplicativos;
  5. Toque em “Torne-se um testador” para receber o Beta;
  6. Aguarde a próxima atualização do app.

Veja também como sair da versão Beta do WhatsApp no seu celular.



Source link

Leave a Comment