6 séries sobre a 2ª Guerra Mundial para ver no streaming


Um dos conflitos armados mais importantes e mortais da história, a Segunda Guerra Mundial já foi retratada inúmeras vezes na TV, seja do ponto de vista das batalhas – mostrando os horrores vividos por aqueles que lutaram em campo – ou do ponto de vista de civis – que de diferentes maneiras também vivenciaram tragédias que mudaram para sempre suas vidas.

As minisséries da HBO, Band of Brothers e The Pacific (que em 2024 ganharão uma terceira irmã no Apple TV+ chamada Mestres do Ar), são duas das mais famosas, não apenas por retratarem histórias de soldados reais que tiveram um papel fundamental no curso do confronto, mas pela qualidade técnica de suas produções.

Continua após a publicidade

Além delas, existem ainda títulos como Toda Luz Que Não Podemos Ver e Uma Pequena Luz, produções mais recentes lançadas respectivamente pela Netflix e pelo Star+, que enfocam um lado menos explosivo da guerra, mas igualmente trágico.

Para conhecer esses e outros títulos, o Canaltech montou uma lista de 6 séries sobre a Segunda Guerra Mundial com tramas que valem a pena conhecer. Todas elas já foram finalizadas e estão disponíveis em plataformas de streaming.

6. The Liberator

Continua após a publicidade

Baseado em um livro de não-ficção do escritor Alex Kershaw, The Liberator é uma série de animação criada e escrita por Jeb Stuart (Vikings: Valhalla). Sua trama conta a história do comandante Felix Sparks, um oficial independente do Exército dos EUA, que por mais de 500 dias liderou as forças do 157º Regimento de Infantaria da Itália até à França, culminando na libertação do campo de concentração de Dachau.

Bastante diverso, seu regimento abrigava desde soldados nativos, até cowboys brancos e mexicanos-americanos, e foi uma das unidades mais presentes na Segunda Guerra Mundial, recebendo oito prêmios de combate por seus serviços.

Estrelado por Bradley James (Merlin) no papel do comandante, The Liberator possui uma temporada de quatro episódios e está disponível na Netflix.

5. O Exército Esquecido

Continua após a publicidade

Também baseada em uma história real, O Exército Esquecido é uma série de televisão criada, escrita e dirigida por Kabir Khan (Once There was a Tiger) sobre a luta empreendida pelo Exército Nacional Indiano pela independência de seu país. Liderados pelo tenerife Sodhi durante a Segunda Guerra, o grupo contou com o primeiro regimento de infantaria feminina desde 1918 e batalhou ao lado do exército japonês para se livrar do domínio colonial.

No centro da narrativa está a história de amor de Sodhi, o capitão do destacamento, e Maya, uma aspirante a fotógrafa que se alista no exército. Os personagens são interpretados por Sunny Kaushal (Roubo pelos Ares) e Sharvari Wagh (Bunty Aur Babli 2) e a série conta ainda com Rohit Chaudhary (Love JAction) em seu elenco.

O Exército Esquecido tem uma temporada de cinco episódios e está disponível no Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

4. Uma Pequena Luz

Criada pela dupla de longa data Joan Rater e Tony Phelan (Doubt), Uma Pequena Luz é uma minissérie biográfica de 2023. Na trama, original do National Geographic, acompanhamos a história real de Miep Gies, holandesa que trabalhava como secretária na época da guerra e ajudou a esconder a família de Anne Frank e de outros judeus durante o Holocausto.

Além de Bel Powley (The Morning Show), que dá vida à protagonista, a série conta ainda com Joe Cole (Gangs of London) como marido de Miep e Billie Boullet (The Worst Witch) no papel de Anne Frank. A garota judia é considerada até hoje um símbolo de resistência, após seus diários da época em que foi perseguida terem sido publicados.

Continua após a publicidade

Dividida em oito episódios, Uma Pequena Luz está disponível no Star+.

3. Toda Luz que Não Podemos Ver

Continua após a publicidade

Baseada no livro vencedor do Pulitzer de Anthony Doerr, Toda Luz que Não Podemos Ver é uma minissérie de drama dirigida por Shawn Levy (Free Guy – Assumindo o Controle). Lançada em 2023, ela segue os passos de dois jovens: uma garota cega francesa, que faz transmissões de rádios clandestinas durante a guerra, e um adolescente alemão, que passa a ouvir suas narrações, após se alistar no exército de Hitler contra sua vontade.

Aos poucos, mesmo estando em lados opostos da guerra, as histórias desses personagens começam a se entrelaçar, estabelecendo uma forte ligação por vários anos. Protagonizada por Aria Mia Loberti e Louis Hofmann (Dark), a minissérie tem produção de Steven Knight (Peaky Blinders) e possui algumas diferenças da versão literária.

Minissérie de quatro episódios, Toda Luz que Não Podemos Ver está disponível na Netflix.

2. The Pacific

Continua após a publicidade

Drama de guerra lançado em 2010, The Pacific é a “continuação espiritual” de Band of Brothers, uma das produções de maior sucesso da história da HBO. Baseado no livro de mesmo nome de Hugh Ambrose, o show conta a história real dos membros do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (com destaque para os militares Robert Leckie, John Basilone e Eugene Sledge) durante suas ofensivas contra o Japão na Segunda Grande Guerra.

Produzida por Steven Spielberg, Tom Hanks e Gary Goetzman, ela teve parte de sua trilha sonora escrita por Hans Zimmer e tem em seu elenco nomes como James Badge Dale (O Mensageiro do Último Dia), Jon Seda (Chicago Justice) e Rami Malek (Bohemian Rhapsod).

Dividida em uma única temporada de dez episódios, The Pacific está disponível na HBO Max e na Netflix.

Continua após a publicidade

1. Band of Brothers

Também baseada em um livro de Stephen E. Ambrose, Band of Brothers é uma minissérie da HBO lançada em 2001. Uma das produções mais caras de sua época, ela segue os paraquedistas do “E” Easy Company, o 506º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada dos EUA. Na trama, seguimos a equipe desde seu treinamento para a guerra, acompanhando os confrontos e o papel fundamental que tiveram em seu desfecho.

Co-produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, Band of Brothers ganhou seis estatuetas do Emmy, incluindo a de Melhor Minissérie, e se tornou um marco na história da HBO. Muito aclamada pelo público, ela é estrelada por nomes como o de Damian Lewis (Billions) Donnie Wahlberg (O Sexto Sentido) e David Schwimmer (Friends).

Continua após a publicidade

Dividida em dez episódios, Band of Brothers está disponível na HBO Max e na Netflix.



Source link

Leave a Comment