AMD confirma que novos Ryzen de desktop e laptop chegam em 2024


Com uma leva de rumores crescente nas últimas semanas, a AMD resolveu bater o martelo e confirmou que os novos processadores Ryzen 8000/9000 para desktops e os modelos Strix Point para notebooks só chegarão ao mercado no fim de 2024. A revelação foi feita pela CEO da empresa, Lisa Su, durante uma reunião com investidores. 

Antes especulados para lançar até a metade deste ano, a mandatária do time vermelho confirmou que as CPUs Granite Ridge chegam apenas no segundo semestre de 2024, mais precisamente no último trimestre. Vale lembrar que esses processadores estrearão a arquitetura Zen 5 nos desktops, trazendo mais desempenho e eficiência energética.

Os rumores ainda sugerem que a nova geração deve ter um aumento considerável no IPC (Instruções por Ciclo), chegando a 20% em certos fluxos de trabalho. A grande dúvida até agora é a nomenclatura desses componentes, visto que o último vazamento indicava que a AMD chamaria a linha de Ryzen 9000 e não Ryzen 8000, como acontece nas versões atuais. 

Continua após a publicidade

Strix Point terá triplo de potência em IA

Por outro lado, o segmento mobile também ficará bem aquecido no fim de 2024. A CEO da AMD reforçou o lançamento da linha de processadores Strix Point, seguindo o lançamento recente dos Ryzen 8040 Hawk Point. Essa geração será a responsável por introduzir a arquitetura Zen 5 em notebooks.

As Strix Point também trarão melhorias no processamento gráfico, já que chegarão com a microarquitetura refinada do RDNA 3.5. O grande destaque, no entanto, são as capacidades de inteligência artificial com o auxílio de uma NPU. Segundo a empresa, esses processadores terão um salto de performance triplo quando o assunto é IA generativa. 

Continua após a publicidade

Por fim, a reunião do time vermelho também comentou sobre a chegada de novos processadores para servidores. Com codinome Turing, a 5ª geração EPYC terá até 128 núcleos Zen 5 e até 192 núcleos nas variantes com cores Zen 5C. Esses produtos miram a mesma janela de lançamento para o fim do ano. 



Source link

Leave a Comment