Android 15: mais aplicativos ocuparão 100% da sua tela


Os smartphones cresceram bastante, quando o assunto é o tamanho da tela. Graças ao maior espaço na tela, você pode acomodar mais conteúdo do que antes. Mas os tamanhos dos smartphones e suas molduras estagnaram nos últimos anos, então os desenvolvedores de aplicativos precisam ser espertos na forma como usam o espaço disponível. Com o Android 15, mais aplicativos ocuparão 100% da sua tela.

Android 15 e os aplicativos ocupando 100% da tela

O Android há muito oferece aos aplicativos a capacidade de usar toda a altura e largura da tela, mas muitos aplicativos não tiram vantagem disso. No entanto, isso pode mudar com o lançamento do Android 15, que está preparado para forçar alguns aplicativos a irem de ponta a ponta por padrão.

Atualmente, para ocupar a tela inteira, os aplicativos precisam aceitar a implementação de algumas APIs. Isso ocorre porque desenhar a interface do usuário atrás da barra de navegação e da barra de status (também conhecidas como “barras do sistema”) pode não fazer sentido para todos os aplicativos, especialmente se houver elementos interativos, como botões, que se sobrepõem às barras do sistema. Os desenvolvedores têm uma maneira de resolver essas sobreposições antes de ativar o modo ponta a ponta para seus aplicativos, mas o fato de isso ser necessário mostra por que o Google até agora optou por não impor esse comportamento a todos os aplicativos.

No entanto, isso pode estar com os dias contados, já que o pessoal do Android Authority descobriram o código no último Android 14 QPR2 beta que sugere que o sistema operacional pode impor esse comportamento para aplicativos direcionados à próxima versão do Android.

É possível que muitos aplicativos precisem usar toda a tela do smartphone – até mesmo a barra de status e a barra de gestos de navegação.

Uma coisa a ser observada, porém, é que não se sabe se o Google realmente planeja impor essa mudança de comportamento no Android 15. O Google fez recentemente algumas mudanças públicas que sugerem que deseja melhorar o suporte de ponta a ponta no Android, como atualizar a API enableEdgeToEdge para desenhar em torno de recortes de exibição, como entalhes e furos. Ainda assim, o Google pode apontá-lo para uma versão futura, como já fez algumas vezes com outras mudanças de comportamento.

Se essa mudança fosse implementada no Android 15, você pode estar se perguntando como isso afetaria a IU de seus aplicativos favoritos. Depois de alguns ajustes, o pessoal do Android Authority habilitou a alteração de compatibilidade e forçou-a em um aplicativo. Veja como a IU mudou nos modos paisagem e retrato antes e depois do modo ponta a ponta.

android-15-mais-aplicativos-ocuparao-100-da-sua-tela
Imagem: Reprodução | Android Authority
android-15-mais-aplicativos-ocuparao-100-da-sua-tela
Imagem: Reprodução | Android Authority

O recurso pode ser bem útil

Para aplicativos com muito texto, ativar o modo ponta a ponta faz muito sentido. O Android Authority também forçou o modo ponta a ponta em alguns aplicativos existentes, como Gmail e Google Keep, mas os resultados não foram tão promissores devido à sobreposição de elementos da interface do usuário com as barras do sistema.

Ainda não conseguimos uma única prévia do desenvolvedor do Android 15, então só o tempo dirá se essa mudança acabará acontecendo.



Source link

Leave a Comment