Bukele declara vitória com folga em eleições de El Salvador


Presidente disse ter sido reeleito com mais de 85% dos votos e maioria no Congresso

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, declarou-se vencedor das eleições nacionais realizadas no domingo (4.fev.2024). Bukele afirmou ter obtido mais de 85% dos votos e ao menos 58 dos 60 deputados da Assembleia. As autoridades eleitorais ainda não divulgaram os resultados oficiais da votação.

“De acordo com os nossos números, ganhamos as eleições presidenciais com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia. O recorde em toda a história democrática do mundo. Nos vemos às 21h em frente ao Palácio Nacional. Deus abençoe El Salvador”, disse Bukele em postagem no X (ex-Twitter). 

Em frente ao Palácio Nacional, o presidente reeleito reuniu milhares de seguidores para celebrar a vitória. Publicações nas redes sociais mostram que uma queima de fogos e um show de luzes marcaram a festa no palácio presidencial de São Salvador, capital do país.

À rádio pública francesa RFI, o líder da oposição ao atual governo, Manuel Flores, disse que a campanha foi injusta e monopolizada pelos meios de comunicação pelo partido no poder. Ele ficou em lugar com cerca de 3% a 4% dos votos, segundo estimativas.

“Quantos comerciais de televisão ele nos deu? Zero. Quantas espaços no rádio? Zero. Eles nos sufocaram economicamente”, afirmou Flores.

Bukele iniciará seu novo mandato em 1º de junho de 2024. O país realizou as eleições sob um estado de emergência imposto pelo presidente pela repressão às gangues criminosas. O modelo resultou em prisões e mais de 200 mortes em presídios desde março de 2022, atraindo críticas por supostas violações aos direitos humanos.





Source link

Leave a Comment