Kubuntu 24.04 LTS usa instalador Calamares por padrão


Uma mudança importante chegou à distribuição Linux Kubuntu 24.04 LTS, que está mudando para o instalador Calamares por padrão. Hoje, a equipe de desenvolvimento do Kubuntu anunciou alguns de seus planos para a próxima versão do Kubuntu 24.04 LTS e além.

Como você deve saber, a Canonical lançará seu 10º lançamento do Ubuntu LTS este ano, o Ubuntu 24.04 LTS também conhecido como Noble Numbat, e a maioria dos sabores oficiais do Ubuntu seguirá o exemplo e também oferecerá uma versão LTS (Long Term Support), incluindo o Kubuntu, é claro.

Uma das mudanças legais na próxima versão do Kubuntu 24.04 LTS será a mudança para o instalador gráfico universal Calamares por padrão. Lubuntu é o único sabor oficial já usando Calamares e agora Kubuntu será o segundo começando com a série Noble Numbat.

Algumas das vantagens de usar o Calamares sobre o Ubuntu Desktop Installer incluem a capacidade dos desenvolvedores do Kubuntu de adaptá-lo para fornecer a melhor experiência aos seus usuários, adicionando ou removendo recursos, um recurso avançado de particionamento, suporte de marca e uma experiência de instalação geral mais rápida para os usuários.

Kubuntu 24.04 LTS usa instalador Calamares por padrão

Para o Kubuntu 24.04 LTS, os devs decidiram ficar com o agora bem testado ambiente de desktop KDE Plasma 5, mais especificamente com a mais recente série KDE Plasma 5.27 LTS. Embora eles não enviem o Kubuntu 24.04 LTS com a próxima série KDE Plasma 6, eles planejam oferecê-lo como uma atualização até o final do ano.

Kubuntu 24.04 LTS usa instalador Calamares por padrão

A má notícia é que o KDE Plasma 5 foi marcado como End-Of-Life (EOL) upstream, o que significa que não estão planeadas mais atualizações. No entanto, o Projeto KDE não descarta lançar atualizações adicionais se houver problemas de segurança ou bugs graves.

“No Kubuntu, valorizamos uma experiência de usuário estável, confiável e confiável, especialmente à luz de nossa próxima versão de Suporte de Longo Prazo. Concordamos que o Plasma 6 é um grande passo à frente, mas estamos priorizando a estabilidade em vez de novos recursos com este lançamento”, Simon Quigley, membro do Kubuntu.

E para garantir que o Kubuntu 24.04 permaneça o mais estável possível até que uma atualização do Plasma 6 seja lançada, a equipe contratou Scarlett Gately Moore, uma experiente desenvolvedora do KDE, para garantir que os usuários do Kubuntu desfrutarão de uma experiência de desktop Plasma livre de bugs.

“Estamos entusiasmados em anunciar que concordamos em contratar Scarlett Gately Moore por um período de três meses. Com um orçamento preliminar alocado, Scarlett desempenhará um papel crucial na entrega de projetos-chave: a versão [Kubuntu] 24.04 LTS, atualizando o Kubuntu Installer para Calamares e preparando um Alpha of Plasma 6 visando a versão [Kubuntu] 24.10.”

Então, como você pode ver, o Kubuntu 24.10, que será lançado em outubro de 2024, será o primeiro lançamento do Kubuntu a ser fornecido com o ambiente de desktop KDE Plasma 6 por padrão.



Source link

Leave a Comment