Carnaval traduz o brasileiro, diz Silvio Almeida após desfile


Ministro dos Direitos Humanos desfilou no carro alegórico da Portela; homenageou o advogado abolicionista Luiz Gama

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, disse que o Carnaval é uma “festa negra” que “traduz o brasileiro”. Ele deu a declaração em entrevista à TV Globo depois de desfilar pela escola de samba Portela na Marquês de Sapucaí, no Rio, na noite de 2ª feira (12.fev.2024).

Silvio representou o advogado e abolicionista Luiz Gama (1830-1882). O samba-enredo da escola, “Um defeito de cor”, é inspirado no livro da escritora Ana Maria Gonçalves. A obra conta a história de uma mãe africana idosa e cega que chega ao Brasil atrás de seu filho levado como escravo e cujo paradeiro é incerto. 

Silvio afirmou ser de família de sambistas e que seu bisavô  teria sido um dos fundadores da escola de samba Vai-Vai, em São Paulo, onde também desfilou  no sábado (10.fev) ao lado da estátua do Borba Gato pinchado.

“Esse Carnaval maravilhoso da Portela, essa escola mítica e tão linda que homenageia o livro ‘Um defeito de cor’, representando aquele que é o meu farol ético-político, de muita coragem e bravura”, declarou Silvio.

Assista





Source link

Leave a Comment