FreeBSD continua avançando em direção ao fim de plataformas de 32 bits


A distribuição FreeBSD continua avançando em direção ao fim de plataformas de 32 bits. Conforme observado anteriormente durante meses, o FreeBSD 14 provavelmente será o último a oferecer suporte a sistemas de 32 bits. Na lista de discussão do FreeBSD, mais detalhes sobre o processo de descontinuação do FreeBSD de 32 bits foram postados esta semana.

John Baldwin do FreeBSD expôs os planos da plataforma de 32 bits para o FreeBSD daqui para frente: O FreeBSD 15.0 provavelmente dispensará as plataformas ARMv6, i386 (x86 de 32 bits) e PowerPC. Enquanto isso, o suporte ao ARMv7 provavelmente permanecerá até o FreeBSD 16.0.

“O FreeBSD está descontinuando plataformas de 32 bits nos próximos dois grandes lançamentos. Prevemos que o FreeBSD 15.0 não incluirá o armv6, plataformas i386 e powerpc e FreeBSD 16.0 não incluirão armv7. O suporte para execução de binários de 32 bits em kernels de 64 bits se manterá pelo menos durante a vida útil da filial estável/16, se não mais longo. (Atualmente não há planos para remover o suporte para 32 bits binários em kernels de 64 bits.)”

FreeBSD continua avançando em direção ao fim de plataformas de 32 bits

FreeBSD continua avançando em direção ao fim de plataformas de 32 bitsFreeBSD continua avançando em direção ao fim de plataformas de 32 bits

A eliminação do suporte i386 no FreeBSD para suporte de hardware não deveria ser surpreendente, dadas as comunicações anteriores. Pelo menos até o FreeBSD 16.0, eles pretendem continuar mantendo a capacidade de executar binários de 32 bits em kernels de 64 bits.

Potencialmente, esse suporte ao espaço do usuário de 32 bits persistirá no FreeBSD 17 ou mais, dependendo de como as coisas acontecerão nos próximos anos. Assim, o FreeBSD reconhece que as plataformas de hardware de 32 bits estão em um “estado de declínio no mercado” e há um número cada vez menor de desenvolvedores que as apoiam ativamente.

Então, somente se houver demanda e comprometimento com maiores recursos para desenvolvedores o FreeBSD deve manter o suporte à arquitetura de 32 bits por mais tempo. Mais detalhes sobre esses planos de 32 bits na lista de anúncios do FreeBSD.



Source link

Leave a Comment