Como citar e referenciar livros nas normas ABNT


Existe um processo padronizado para referenciar livros pelas normas da ABNT. Além da distinção para fazer citações diretas e indiretas, é preciso registrar as referências bibliográficas para indicar quais obras foram consultadas para escrever o artigo ou documento.

Como citar livros nas normas da ABNT

A citação ao longo do texto é regida pela NBR 10520, que é estipulada e publicada pela ABNT. Contudo, existem diferenças no tratamento de menções diretas e indiretas.

Continua após a publicidade

Citação direta com até 3 linhas

As citações diretas acontecem quando há transcrição integral da obra do autor consultado. Nesse caso, o trecho é copiado do livro e colado no documento sem intervenções e alterações para ressaltar um posicionamento ou exemplificar algo, por exemplo.

A autoria é referida com o último sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação e a página do trecho transcrito entre parênteses: (FULANO, 2024, p. 1). Essa informação deve constar no final de toda citação direta obrigatoriamente.

Já a diagramação da menção varia de acordo com o número de linhas da passagem destacada no documento. Ou seja, se a transcrição possui até três linhas, basta colocá-la junto ao parágrafo entre aspas:

Continua após a publicidade

  • Cole a transcrição no documento entre aspas;
  • Ao final da passagem, coloque a referência entre parênteses.

A citação vai ficar da seguinte forma:

  • “Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut mattis augue vel elit aliquam, nec ultrices tortor scelerisque.” (FULANO, 2024, p. 1)

Também existem casos em que o sobrenome do autor é alocado no texto, mantendo apenas o ano de publicação e a página entre parênteses, enquanto a passagem fica entre aspas:

Continua após a publicidade

  • Para Fulano (2024, p. 1), “lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut mattis augue vel elit aliquam, nec ultrices tortor scelerisque”.

Citação direta com mais de 3 linhas

Se a citação ultrapassar três linhas, é necessário fazer o seguinte:

  • Separar a transcrição em um parágrafo próprio sem aspas;
  • Usar recuo de 4 centímetros da margem esquerda
  • Adotar uma fonte menor do que a do restante do texto. 

Continua após a publicidade

Além disso, as aspas duplas não devem ser incluídas nesse tipo de citação, como mostra a imagem abaixo.

Citações indiretas

As citações indiretas são usadas ao escrever um texto inspirado em um livro ou até mesmo a sintetização de conceitos e ideias dispostas na obra consultada. A menção dessa natureza também acontece sem aspas, já que o texto não é transcrito integralmente.

Continua após a publicidade

Para usá-la, basta escrever o texto e no final creditar a obra consultada com o último sobrenome do autor em caixa alta e o ano de publicação em parênteses. Por ser uma menção indireta, não é preciso indicar as páginas:

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut mattis augue vel elit aliquam, nec ultrices tortor scelerisque. (FULANO, 2024)

Esse tipo de referência também é mais flexível, já que aceita somente o ano de publicação entre parágrafos quando você já menciona o nome do autor no texto. Por exemplo: 

  • O repórter Bruno De Blasi (2024) ensinou a citar livros nas normas da ABNT no Canaltech.

Continua após a publicidade

Você também pode mencionar outras obras caso o texto seja baseado em mais de um lugar. Nesse caso, o sobrenome do escritor e o ano de publicação de cada livro devem ser separados com ponto e vírgula, dessa forma: 

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut mattis augue vel elit aliquam, nec ultrices tortor scelerisque. (FULANO, 2024; BELTRANO, 2024).

Como referenciar livros nas normas da ABNT

Continua após a publicidade

Ao final de todos os trabalhos, artigos e afins que utilizam as citações conforme as normas ABNT, é necessário incluir as referências bibliográficas. Essa parte do documento é importantíssima para identificar a origem das citações ao longo do texto, incluindo as nuances das fontes.

A norma NBR 6023 indica que a referência a livros deve trazer o último sobrenome do autor, restante do nome, título do livro (em negrito), local de publicação, editora, ano de publicação e o número de páginas. Por exemplo: 

  • DE BLASI, Bruno Gall. Como citar e referenciar livros nas normas ABNT. Rio de Janeiro: Editora Canaltech, 2024. 200 p.

Para livros eletrônicos, a referência deve trazer a palavra “E-book” em itálico no final, dessa vez sem a quantidade de páginas:

Continua após a publicidade

  • DE BLASI, Bruno Gall. Como citar e referenciar livros nas normas ABNT. Rio de Janeiro: Editora Canaltech, 2024. E-book.

Cabe ressaltar que existem variações na referência, a depender se o livro possui volumes, edições e mais. Por isso é importante consultar o seu orientador ou a norma NBR 6023 para encontrar as regras corretas para essas ocasiões.

Como referenciar obras com mais de um autor

Continua após a publicidade

Independente se a citação é direta ou indireta, existe um padrão para referenciar livros com mais de um autor. Contudo, as regras variam de acordo com a quantidade de pessoas responsáveis pela obra.

Se a fonte possui mais de um autor, basta separar os sobrenomes com vírgulas: 

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut mattis augue vel elit aliquam, nec ultrices tortor scelerisque (FULANO, BELTRANO e CICRANO, 2024).

Caso ultrapasse a marca de três autores, é preciso escrever “et al.” em itálico: 

Continua após a publicidade

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut mattis augue vel elit aliquam, nec ultrices tortor scelerisque (FULANO et al., 2024).

O mesmo acontece com as referências bibliográficas, que ficariam dessa forma:

  • DE BLASI, Bruno; FULANO, Fulano; BELTRANO, Beltrano. Como citar e referenciar livros nas normas ABNT. Rio de Janeiro: Editora Canaltech, 2024. 200 p.
  • DE BLASI, Bruno et al. Como citar e referenciar livros nas normas ABNT. Rio de Janeiro: Editora Canaltech, 2024. 200 p.

Veja também como fazer referência bibliográfica de artigos científicos, revistas, jornais e outros tipos de documentos e obras nas normas ABNT.



Source link

Leave a Comment